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Aspectos teóricos e práticos da facilitação de intervenções educativo-reflexivas com homens autores de violência doméstica no estado do Rio Grande do Sul
dc.creator | Segat, Juliana Lazzaretti | |
dc.creator | Caetano, Marcio Rodrigo Vale | |
dc.date.accessioned | 2024-05-29T12:25:45Z | |
dc.date.available | 2024-05-29T12:25:45Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SEGAT, Juliana Lazzaretti; CAETANO, Marcio Rodrigo Vale. Aspectos teóricos e práticos da facilitação de intervenções educativo-reflexivas com homens autores de violência doméstica no estado do Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 25, 2023. Anais... Pelotas: UFPel, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13148 | |
dc.description.abstract | O presente projeto de pesquisa de tese foi proposto junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, situando-se na linha de pesquisa “Saberes transgressores e práticas insurgentes”. Tem como temas a violência doméstica contra as mulheres e as intervenções educativo-reflexivas com homens autores de violência - HAV, os quais estão delimitados ao modo como tais intervenções vêm sendo conduzidas no Estado do Rio Grande do Sul - RS; mais especificamente, quais os pressupostos teóricos e abordagens práticas utilizadas pelas/os profissionais que facilitam grupos dessa natureza. Esta é a problematização que orienta o projeto, objetivando verificar a estrutura, os pressupostos teóricos e as abordagens práticas que embasam a realização de grupos reflexivos de gênero no estado, a partir da percepção de facilitadores/as dessas intervenções. Há, aproximadamente, duas décadas temos assistido, nacionalmente, um implemento de atenção ao fenômeno da violência doméstica, compreendido como problema social e de saúde pública. Nesse período, a legislação protetiva às mulheres avançou, mais órgãos dos sistemas de segurança e justiça se especializaram e o debate ocupou espaço na agenda política, na mídia e em pesquisas acadêmicas. No entanto, os números insistem em se manter assustadoramente elevados, o que nos conduz à reflexão sobre o que falta nessa luta. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Intervenções educativo-reflexivas | pt_BR |
dc.subject | Violência doméstica | pt_BR |
dc.title | Aspectos teóricos e práticos da facilitação de intervenções educativo-reflexivas com homens autores de violência doméstica no estado do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |