O uso do GeoGebra por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ao ensinar Geometria
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como os professores de Matemática de Tenente Portela, RS avaliam a utilização do software GeoGebra ao ensinar os conteúdos de Geometria em suas aulas. Nos aportes teóricos, utilizou-se reflexões de pesquisas que abordam as tecnologias digitais, seu uso na educação e a formação de professores, bem como, considerações sobre o software GeoGebra. A pesquisa tem abordagem qualitativa, no qual adotou-se como metodologia a pesquisa-ação, com o propósito de fazer uma intervenção junto aos sujeitos participantes da pesquisa por meio de um curso de formação sobre as principais funcionalidades do GeoGebra. Os sujeitos da pesquisa são os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual de Tenente Portela, RS, aos quais foi oferecido um curso de formação sobre o uso do GeoGebra. O curso ocorreu de forma on-line por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e envolveu conteúdos básicos de Geometria. Foram propostas atividades de exploração selecionadas no próprio software e tarefas de construção no GeoGebra acompanhadas de vídeos explicativos e materiais com orientações para os professores elaborados pela pesquisadora sobre recursos disponíveis no GeoGebra. O curso teve duração de seis semanas e as duas últimas foram destinadas à aplicação de atividades utilizando o GeoGebra pelos professores em suas aulas de Matemática para posteriormente avaliarem seu uso relatando as vivências. Na coleta dos dados foram usados questionários, gravações de áudios e vídeos dos encontros síncronos, registros fotográficos da aplicação em sala feita pelos professores, informações registradas pela pesquisadora no caderno de anotações e nas tarefas realizadas pelos participantes durante o desenvolvimento do curso de formação de professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, surgindo da mesma as seguintes categorias: a superação das dificuldades ao trabalhar com o GeoGebra; a percepção dos professores sobre as contribuições do GeoGebra; feedback dos professores na aplicação em sala de aula. Os resultados indicaram que a maioria dos professores não conheciam o software e ficaram encantados ao perceber seu dinamismo e quem o conhecia relembrou sua praticidade. Os professores avaliaram o uso do GeoGebra de forma positiva, e consideraram que o software contribui significativamente no processo de construção do conhecimento, amplia a autonomia de raciocínio, fomenta a imaginação e a criação para resolução de situações problemas.