• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O uso do GeoGebra por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ao ensinar Geometria

Thumbnail
View/Open
Dissertacao_Dulcinéia Salla Prochnow.pdf (3.979Mb)
Date
2023-05-10
Author
Prochnow, Dulcinéia Salla
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como os professores de Matemática de Tenente Portela, RS avaliam a utilização do software GeoGebra ao ensinar os conteúdos de Geometria em suas aulas. Nos aportes teóricos, utilizou-se reflexões de pesquisas que abordam as tecnologias digitais, seu uso na educação e a formação de professores, bem como, considerações sobre o software GeoGebra. A pesquisa tem abordagem qualitativa, no qual adotou-se como metodologia a pesquisa-ação, com o propósito de fazer uma intervenção junto aos sujeitos participantes da pesquisa por meio de um curso de formação sobre as principais funcionalidades do GeoGebra. Os sujeitos da pesquisa são os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual de Tenente Portela, RS, aos quais foi oferecido um curso de formação sobre o uso do GeoGebra. O curso ocorreu de forma on-line por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e envolveu conteúdos básicos de Geometria. Foram propostas atividades de exploração selecionadas no próprio software e tarefas de construção no GeoGebra acompanhadas de vídeos explicativos e materiais com orientações para os professores elaborados pela pesquisadora sobre recursos disponíveis no GeoGebra. O curso teve duração de seis semanas e as duas últimas foram destinadas à aplicação de atividades utilizando o GeoGebra pelos professores em suas aulas de Matemática para posteriormente avaliarem seu uso relatando as vivências. Na coleta dos dados foram usados questionários, gravações de áudios e vídeos dos encontros síncronos, registros fotográficos da aplicação em sala feita pelos professores, informações registradas pela pesquisadora no caderno de anotações e nas tarefas realizadas pelos participantes durante o desenvolvimento do curso de formação de professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, surgindo da mesma as seguintes categorias: a superação das dificuldades ao trabalhar com o GeoGebra; a percepção dos professores sobre as contribuições do GeoGebra; feedback dos professores na aplicação em sala de aula. Os resultados indicaram que a maioria dos professores não conheciam o software e ficaram encantados ao perceber seu dinamismo e quem o conhecia relembrou sua praticidade. Os professores avaliaram o uso do GeoGebra de forma positiva, e consideraram que o software contribui significativamente no processo de construção do conhecimento, amplia a autonomia de raciocínio, fomenta a imaginação e a criação para resolução de situações problemas.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12913
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV