Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorProchnow, Dulcinéia Salla
dc.date.accessioned2024-05-06T12:26:10Z
dc.date.available2024-05-03
dc.date.available2024-05-06T12:26:10Z
dc.date.issued2023-05-10
dc.identifier.citationPROCHNOW, Dulcinéia Salla. O uso do GeoGebra por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ao ensinar Geometria. Orientadora: Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves, 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12913
dc.description.abstractThe present study aims to investigate how mathematics teachers from Tenente Portela, RS evaluate the use of GeoGebra software when teaching Geometry in their classes. In theoretical contributions, we used reflections that approach digital technologies, their use in education and teacher training, as well as considerations about the GeoGebra software. The study has a qualitative approach, in which the methodology was adopted as study-action, with the purpose of intervention with the teachers participating of this study through a training course on the main features of GeoGebra. The study’s subjects are Mathematics teachers from the Final Grades of elementary public school of Municipal and State public network from Tenente Portela, RS, whom were offered a training course on the use of GeoGebra. The course took place online through the Moodle virtual learning environment of the Federal University of Pelotas (UFPel) and involved basic contents of Geometry. Exploration activities selected in the software itself and construction tasks in GeoGebra were proposed accompanied by explanatory videos and materials containing guidance for teachers to know and practice. The course lasted six weeks and the last two were intended for the application of activities using GeoGebra by teachers in their mathematics classes to later evaluate its use by reporting the experiences. In the data collection, questionnaires, audio recordings and videos of synchronous meeting, photographic records of the classroom application did by the teachers, information recorded by the researcher in the notebook and in the tasks performed during the development of the teacher training course were used. Bardin's content analysis was used, resulting in the following categories: overcoming difficulties when working with GeoGebra; teachers' perception of GeoGebra's contributions; feedback from teachers on application in the classroom. The results indicated that most teachers did not know the software and were delighted to see its dynamism and those who knew it recalled its practicality. Teachers evaluated the use of GeoGebra very positively, which contributes significantly to the knowledge construction process, increases reasoning autonomy, encourages imagination and creation to solve problem situations.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.titleO uso do GeoGebra por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental ao ensinar Geometriapt_BR
dc.title.alternativeThe use of GeoGebra by Mathematics teachers of the final years of Elementary School when teaching Geometrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar como os professores de Matemática de Tenente Portela, RS avaliam a utilização do software GeoGebra ao ensinar os conteúdos de Geometria em suas aulas. Nos aportes teóricos, utilizou-se reflexões de pesquisas que abordam as tecnologias digitais, seu uso na educação e a formação de professores, bem como, considerações sobre o software GeoGebra. A pesquisa tem abordagem qualitativa, no qual adotou-se como metodologia a pesquisa-ação, com o propósito de fazer uma intervenção junto aos sujeitos participantes da pesquisa por meio de um curso de formação sobre as principais funcionalidades do GeoGebra. Os sujeitos da pesquisa são os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual de Tenente Portela, RS, aos quais foi oferecido um curso de formação sobre o uso do GeoGebra. O curso ocorreu de forma on-line por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e envolveu conteúdos básicos de Geometria. Foram propostas atividades de exploração selecionadas no próprio software e tarefas de construção no GeoGebra acompanhadas de vídeos explicativos e materiais com orientações para os professores elaborados pela pesquisadora sobre recursos disponíveis no GeoGebra. O curso teve duração de seis semanas e as duas últimas foram destinadas à aplicação de atividades utilizando o GeoGebra pelos professores em suas aulas de Matemática para posteriormente avaliarem seu uso relatando as vivências. Na coleta dos dados foram usados questionários, gravações de áudios e vídeos dos encontros síncronos, registros fotográficos da aplicação em sala feita pelos professores, informações registradas pela pesquisadora no caderno de anotações e nas tarefas realizadas pelos participantes durante o desenvolvimento do curso de formação de professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin, surgindo da mesma as seguintes categorias: a superação das dificuldades ao trabalhar com o GeoGebra; a percepção dos professores sobre as contribuições do GeoGebra; feedback dos professores na aplicação em sala de aula. Os resultados indicaram que a maioria dos professores não conheciam o software e ficaram encantados ao perceber seu dinamismo e quem o conhecia relembrou sua praticidade. Os professores avaliaram o uso do GeoGebra de forma positiva, e consideraram que o software contribui significativamente no processo de construção do conhecimento, amplia a autonomia de raciocínio, fomenta a imaginação e a criação para resolução de situações problemas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane da Silveira
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem