Mostrar el registro sencillo del ítem
O que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática?
dc.creator | Vasconcelos, Suelen Martins | |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T12:25:54Z | |
dc.date.available | 2024-05-03 | |
dc.date.available | 2024-05-06T12:25:54Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Suelen Martins. O que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática?. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na linha de História, Currículo e Cultura em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Departamento de Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12912 | |
dc.description.abstract | This work has as its central analytical objective that of discussing possible approaches and distances between what three autistics told about their experiences as students of basic education, in particular of mathematics classes, with what is understood as inclusion in school education, both by educators (mathematicians) and by legislation dealing with the subject. Due to the scarcity of sources contemplating an autistic perspective on school inclusion, it was necessary to produce them first. The production and analysis of sources regarding the school experience of autistic students are justified as the autistic perspective is not very present in the academic debate on inclusion in mathematics education. In constructing the path of this research, the references of Oral History were used as theoretical-methodological presuppositions. With oral history as a methodological basis, three interviews were produced in which autistics recounted situations they experienced as basic education students. It was possible to identify in the narratives built from these dialogues that the school experience of the autistic student contrasts with that proposed by inclusive education. Therefore, considering these narratives can contribute to an enrichment of the existing debate on school inclusion in the field of mathematics education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | ASD | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.title | O que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática? | pt_BR |
dc.title.alternative | What do autistic people say about their experiences in Basic Education, especially in Mathematics classes? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo analítico central discutir possíveis aproximações e distanciamentos entre o que três autistas contaram de suas experiências enquanto alunos da Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática, com o que está sendo entendido como inclusão na educação escolar, tanto por educadores (matemáticos) quanto pela legislação que trata do tema. Para tanto, dada a escassez de fontes que contemplam a perspectiva dos autistas sobre inclusão escolar, foi necessário primeiro produzi-las. A produção e análise de fontes a respeito da vivência escolar de alunos autistas se justifica, pois no debate acadêmico sobre Educação Inclusiva na Educação Matemática a perspectiva dos autistas está pouco presente. Na construção do percurso dessa pesquisa, teve-se como pressupostos teórico-metodológicos referências da História Oral. Tendo a História Oral como base metodológica, foram produzidas três entrevistas nas quais os autistas contaram sobre situações que vivenciaram enquanto alunos da Educação Básica. Foi possível identificar nas narrativas construídas a partir desses diálogos que a vivência escolar do aluno autista contrasta com o que se propõe a Educação Inclusiva. Desse modo, considerar essas narrativas pode contribuir em um enriquecimento do debate existente acerca da inclusão escolar no âmbito da Educação Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rios, Diogo Franco | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |