• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática?

Thumbnail
View/Open
Dissertacao_Suelen Martins Vasconcelos.pdf (1.018Mb)
Date
2022-12-19
Author
Vasconcelos, Suelen Martins
Metadata
Show full item record
Abstract
Esse trabalho tem como objetivo analítico central discutir possíveis aproximações e distanciamentos entre o que três autistas contaram de suas experiências enquanto alunos da Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática, com o que está sendo entendido como inclusão na educação escolar, tanto por educadores (matemáticos) quanto pela legislação que trata do tema. Para tanto, dada a escassez de fontes que contemplam a perspectiva dos autistas sobre inclusão escolar, foi necessário primeiro produzi-las. A produção e análise de fontes a respeito da vivência escolar de alunos autistas se justifica, pois no debate acadêmico sobre Educação Inclusiva na Educação Matemática a perspectiva dos autistas está pouco presente. Na construção do percurso dessa pesquisa, teve-se como pressupostos teórico-metodológicos referências da História Oral. Tendo a História Oral como base metodológica, foram produzidas três entrevistas nas quais os autistas contaram sobre situações que vivenciaram enquanto alunos da Educação Básica. Foi possível identificar nas narrativas construídas a partir desses diálogos que a vivência escolar do aluno autista contrasta com o que se propõe a Educação Inclusiva. Desse modo, considerar essas narrativas pode contribuir em um enriquecimento do debate existente acerca da inclusão escolar no âmbito da Educação Matemática.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12912
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV