• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática?

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao_Suelen Martins Vasconcelos.pdf (1.018Mb)
Data
2022-12-19
Autor
Vasconcelos, Suelen Martins
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analítico central discutir possíveis aproximações e distanciamentos entre o que três autistas contaram de suas experiências enquanto alunos da Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática, com o que está sendo entendido como inclusão na educação escolar, tanto por educadores (matemáticos) quanto pela legislação que trata do tema. Para tanto, dada a escassez de fontes que contemplam a perspectiva dos autistas sobre inclusão escolar, foi necessário primeiro produzi-las. A produção e análise de fontes a respeito da vivência escolar de alunos autistas se justifica, pois no debate acadêmico sobre Educação Inclusiva na Educação Matemática a perspectiva dos autistas está pouco presente. Na construção do percurso dessa pesquisa, teve-se como pressupostos teórico-metodológicos referências da História Oral. Tendo a História Oral como base metodológica, foram produzidas três entrevistas nas quais os autistas contaram sobre situações que vivenciaram enquanto alunos da Educação Básica. Foi possível identificar nas narrativas construídas a partir desses diálogos que a vivência escolar do aluno autista contrasta com o que se propõe a Educação Inclusiva. Desse modo, considerar essas narrativas pode contribuir em um enriquecimento do debate existente acerca da inclusão escolar no âmbito da Educação Matemática.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12912
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV