Show simple item record

dc.creatorVasconcelos, Suelen Martins
dc.date.accessioned2024-05-06T12:25:54Z
dc.date.available2024-05-03
dc.date.available2024-05-06T12:25:54Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Suelen Martins. O que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática?. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na linha de História, Currículo e Cultura em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Departamento de Educação Matemática, Universidade Federal de Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12912
dc.description.abstractThis work has as its central analytical objective that of discussing possible approaches and distances between what three autistics told about their experiences as students of basic education, in particular of mathematics classes, with what is understood as inclusion in school education, both by educators (mathematicians) and by legislation dealing with the subject. Due to the scarcity of sources contemplating an autistic perspective on school inclusion, it was necessary to produce them first. The production and analysis of sources regarding the school experience of autistic students are justified as the autistic perspective is not very present in the academic debate on inclusion in mathematics education. In constructing the path of this research, the references of Oral History were used as theoretical-methodological presuppositions. With oral history as a methodological basis, three interviews were produced in which autistics recounted situations they experienced as basic education students. It was possible to identify in the narratives built from these dialogues that the school experience of the autistic student contrasts with that proposed by inclusive education. Therefore, considering these narratives can contribute to an enrichment of the existing debate on school inclusion in the field of mathematics education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectASDpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.titleO que os autistas contam sobre as experiências vivenciadas na Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática?pt_BR
dc.title.alternativeWhat do autistic people say about their experiences in Basic Education, especially in Mathematics classes?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo analítico central discutir possíveis aproximações e distanciamentos entre o que três autistas contaram de suas experiências enquanto alunos da Educação Básica, sobretudo das aulas de Matemática, com o que está sendo entendido como inclusão na educação escolar, tanto por educadores (matemáticos) quanto pela legislação que trata do tema. Para tanto, dada a escassez de fontes que contemplam a perspectiva dos autistas sobre inclusão escolar, foi necessário primeiro produzi-las. A produção e análise de fontes a respeito da vivência escolar de alunos autistas se justifica, pois no debate acadêmico sobre Educação Inclusiva na Educação Matemática a perspectiva dos autistas está pouco presente. Na construção do percurso dessa pesquisa, teve-se como pressupostos teórico-metodológicos referências da História Oral. Tendo a História Oral como base metodológica, foram produzidas três entrevistas nas quais os autistas contaram sobre situações que vivenciaram enquanto alunos da Educação Básica. Foi possível identificar nas narrativas construídas a partir desses diálogos que a vivência escolar do aluno autista contrasta com o que se propõe a Educação Inclusiva. Desse modo, considerar essas narrativas pode contribuir em um enriquecimento do debate existente acerca da inclusão escolar no âmbito da Educação Matemática.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Diogo Franco
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record