Mostrar el registro sencillo del ítem
Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola
dc.creator | Real, Andy Hellen Marques | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T19:29:27Z | |
dc.date.available | 2024-01-17 | |
dc.date.available | 2024-01-17T19:29:27Z | |
dc.date.issued | 2023-05-28 | |
dc.identifier.citation | REAL, Andy. Imagem Ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola. 2023. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11652 | |
dc.description.abstract | The present study focuses on the analysis of the construction of the image of black people in photography, considering the historical and social impact of this representation. The main objective is to explore the potential of photography as a methodological tool to discuss racism and support the construction and reconstruction of self-esteem among young individuals in the school environment. From a critical perspective, based on the works of black artists such as Rosana Paulino and Aline Motta, as well as experiences in the school setting, I will seek to reflect on and propose solutions to reconfigure and problematize the stereotypical perception that exists regarding black individuals.. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Fabulação crítica | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Critical fabulation | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Black people | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.title | Imagem ancestral: a fabulação crítica como pedagogia fotográfica na escola | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se concentra na análise da construção da imagem das pessoas negras na fotografia, tendo em vista o impacto histórico e social dessa representação. O objetivo principal é explorar o potencial da fotografia como ferramenta metodológica para discutir o racismo e apoiar a construção e reconstrução da autoestima de jovens no ambiente escolar. A partir de uma perspectiva crítica, baseada em trabalhos de artistas negros como Rosana Paulino e Aline Motta e as experiências no ambiente escolar, buscarei refletir e propor soluções para reconfigurar e problematizar a percepção estereotipada que se tem acerca de pessoas negras. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castellani, Felipe Merker | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | ARTES PLASTICAS | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGArtes: Dissertações e Teses [169]
Abrange as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.