• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação de surdos e ensino em ciências : estudo de caso em Santa Vitória do Palmar/RS

Thumbnail
Ver/
Priscila_Rodrigues_Dissertação.pdf (8.248Mb)
Priscila_Rodrigues_Produto.pdf (26.43Mb)
Fecha
2023-08-15
Autor
Rodrigues, Priscila Lazo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A dissertação apresenta uma pesquisa vinculada ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa contempla um estudo de caso, com o objetivo de conhecer e de analisar o contexto da educação de surdos em escolas do município de Santa Vitória do Palmar/RS, apresentando possibilidades de desenvolver a educação inclusiva no ensino de Ciências. O percurso metodológico envolve análises qualitativas, com base na análise de conteúdo. O corpus de pesquisa envolveu entrevistas com sujeitos que estavam diretamente ligados à educação de Surdos no município de Santa Vitória do Palmar/RS, dentre eles: professores, intérpretes de Libras, Surdos, familiares de Surdo, e coordenadora da educação especial da SMED. No decorrer das análises, emergiram duas categorias: i) As percepções de diferentes sujeitos na educação de Surdos e no ensino em Ciências; e ii) Barreiras e possibilidades comunicativas no ambiente escolar. O estudo mostra as complexidades no processo de inclusão do Surdo nas escolas inclusivas, assim como a importância de práticas pedagógicas inovadoras, que possibilitem a interação do estudante com os demais sujeitos da sala de aula, não restringindo sua socialização apenas com seu intérprete de Libras. Por fim, a dissertação envolveu o planejamento de um produto educacional, levando em consideração a importância de aproximar os professores aos estudantes Surdos, a partir do que se buscará a elaboração de um glossário sobre o corpo humano, com sinais específicos da disciplina de Ciências para que os profissionais de ensino (intérpretes de Libras e professores) possam se apropriar desse material, e consigam apresentar para o Surdo sinais específicos do conteúdo de Ciências. O produto foi apresentado e avaliado por alguns participantes da pesquisa, os quais destacaram a importância desse material como recurso didático no ensino e na aprendizagem de Ciências.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10708
Colecciones
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV