Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRodrigues, Priscila Lazo
dc.date.accessioned2023-11-11T12:32:29Z
dc.date.available2023-11-10
dc.date.available2023-11-11T12:32:29Z
dc.date.issued2023-08-15
dc.identifier.citationRODRIGUES. Priscila Lazo. Educação de surdos e ensino em ciências: estudos de caso em santa Vitória do Palmar / RS. Orientador: Fábio André Sangiogo. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10708
dc.description.abstractThe dissertation presents a research linked to the master's course of the Graduate Program in Teaching Science and Mathematics at the Federal University of Pelotas. The research includes a case study, with the objective of knowing and analyzing the context of education for the deaf in schools in the municipality of Santa Vitória do Palmar/RS, presenting possibilities to develop inclusive education in Science teaching. The methodological route involves qualitative analyses, based on content analysis. The research corpus involved interviews with subjects who were directly linked to the education of the Deaf in the municipality of Santa Vitória do Palmar/RS, among them: teachers, Libras interpreters, Deaf people, relatives of Deaf people, and the SMED special education coordinator. During the analyses, two categories emerged: i) The perceptions of different subjects in Deaf education and Science teaching; and ii) Barriers and communicative possibilities in the school environment. The study shows the complexities in the process of inclusion of the Deaf in inclusive schools, as well as the importance of innovative pedagogical practices, which allow the student to interact with other subjects in the classroom, not restricting their socialization only with their Libras interpreter. Finally, the dissertation involved the planning of an educational product, taking into account the importance of bringing teachers closer to deaf students, based on which the elaboration of a glossary on the human body will be sought, with specific signs of the discipline of Science for that teaching professionals (Libras interpreters and teachers) can appropriate this material, and be able to present specific signs of Science content to the Deaf. The product was presented and validated by some research participants, who highlighted the importance of this material as a didactic resource in science teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão de surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInclusion of the deafpt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.titleEducação de surdos e ensino em ciências : estudo de caso em Santa Vitória do Palmar/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA dissertação apresenta uma pesquisa vinculada ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa contempla um estudo de caso, com o objetivo de conhecer e de analisar o contexto da educação de surdos em escolas do município de Santa Vitória do Palmar/RS, apresentando possibilidades de desenvolver a educação inclusiva no ensino de Ciências. O percurso metodológico envolve análises qualitativas, com base na análise de conteúdo. O corpus de pesquisa envolveu entrevistas com sujeitos que estavam diretamente ligados à educação de Surdos no município de Santa Vitória do Palmar/RS, dentre eles: professores, intérpretes de Libras, Surdos, familiares de Surdo, e coordenadora da educação especial da SMED. No decorrer das análises, emergiram duas categorias: i) As percepções de diferentes sujeitos na educação de Surdos e no ensino em Ciências; e ii) Barreiras e possibilidades comunicativas no ambiente escolar. O estudo mostra as complexidades no processo de inclusão do Surdo nas escolas inclusivas, assim como a importância de práticas pedagógicas inovadoras, que possibilitem a interação do estudante com os demais sujeitos da sala de aula, não restringindo sua socialização apenas com seu intérprete de Libras. Por fim, a dissertação envolveu o planejamento de um produto educacional, levando em consideração a importância de aproximar os professores aos estudantes Surdos, a partir do que se buscará a elaboração de um glossário sobre o corpo humano, com sinais específicos da disciplina de Ciências para que os profissionais de ensino (intérpretes de Libras e professores) possam se apropriar desse material, e consigam apresentar para o Surdo sinais específicos do conteúdo de Ciências. O produto foi apresentado e avaliado por alguns participantes da pesquisa, os quais destacaram a importância desse material como recurso didático no ensino e na aprendizagem de Ciências.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Sangiogo, Fábio André
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem