• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação de surdos e ensino em ciências : estudo de caso em Santa Vitória do Palmar/RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Priscila_Rodrigues_Dissertação.pdf (8.248Mb)
Priscila_Rodrigues_Produto.pdf (26.43Mb)
Data
2023-08-15
Autor
Rodrigues, Priscila Lazo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A dissertação apresenta uma pesquisa vinculada ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa contempla um estudo de caso, com o objetivo de conhecer e de analisar o contexto da educação de surdos em escolas do município de Santa Vitória do Palmar/RS, apresentando possibilidades de desenvolver a educação inclusiva no ensino de Ciências. O percurso metodológico envolve análises qualitativas, com base na análise de conteúdo. O corpus de pesquisa envolveu entrevistas com sujeitos que estavam diretamente ligados à educação de Surdos no município de Santa Vitória do Palmar/RS, dentre eles: professores, intérpretes de Libras, Surdos, familiares de Surdo, e coordenadora da educação especial da SMED. No decorrer das análises, emergiram duas categorias: i) As percepções de diferentes sujeitos na educação de Surdos e no ensino em Ciências; e ii) Barreiras e possibilidades comunicativas no ambiente escolar. O estudo mostra as complexidades no processo de inclusão do Surdo nas escolas inclusivas, assim como a importância de práticas pedagógicas inovadoras, que possibilitem a interação do estudante com os demais sujeitos da sala de aula, não restringindo sua socialização apenas com seu intérprete de Libras. Por fim, a dissertação envolveu o planejamento de um produto educacional, levando em consideração a importância de aproximar os professores aos estudantes Surdos, a partir do que se buscará a elaboração de um glossário sobre o corpo humano, com sinais específicos da disciplina de Ciências para que os profissionais de ensino (intérpretes de Libras e professores) possam se apropriar desse material, e consigam apresentar para o Surdo sinais específicos do conteúdo de Ciências. O produto foi apresentado e avaliado por alguns participantes da pesquisa, os quais destacaram a importância desse material como recurso didático no ensino e na aprendizagem de Ciências.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10708
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV