Browsing PPGECM: Dissertações e Teses by Knowledge Area (CNPq) "CIENCIAS HUMANAS"
Mostrando ítems 1-7 de 7
-
Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental
(2024-03-13)O presente estudo, intitulado Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, tem como objetivo investigar as ... -
Educação de surdos e ensino em ciências : estudo de caso em Santa Vitória do Palmar/RS
(2023-08-15)A dissertação apresenta uma pesquisa vinculada ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa contempla um estudo de caso, com o objetivo ... -
Experiências de professoras da educação infantil na pandemia da COVID-19: histórias, dilemas e reflexões
(2023-08-28)Esta dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional na Universidade Federal de Pelotas, que teve por objetivo geral ... -
Explorando estratégias do pensamento computacional na resolução de problemas em matemática discreta: em busca da aprendizagem significativa
(2024-12-06)Esta pesquisa partiu dos desafios enfrentados pelos estudantes do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ofertado pelo Instituto Federal Sul-riograndense, Campus Santana do Livramento, na disciplina de ... -
A importância da visualidade e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem de física para alunos surdos: o caso dos movimentos uniforme e uniforme variado
(2023-03-10)O presente estudo trata de uma pesquisa de dissertação do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCM). A metodologia de pesquisa classificada como Qualitativa, Estudo de Caso, a coleta de dados por ... -
Proposta de uma sequência didática para o ensino de equação do 1º grau via resolução de problemas : um olhar a partir da análise de erros
(2024-02-29)O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino e aprendizagem de equações do 1º grau, centrando-se na categorização dos erros cometidos por estudantes do 7º ano de uma escola pública em Caçapava do Sul/RS. Os ... -
Rota científica pelo bosque-sem-fim: proposta de uso das estratégias autorregulatórias a favor da alfabetização científica nos anos iniciais
(2023-07-31)O trabalho teve o objetivo de investigar como as estratégias de Autorregulação da Aprendizagem contribuíram para o processo de Alfabetização Científica, a partir de uma sequência didática que inter-relacionou os elementos ...