• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM
  • PPGECM: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Proposta de uma sequência didática para o ensino de equação do 1º grau via resolução de problemas : um olhar a partir da análise de erros

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tiago_Bolzan_Dissertação (6.896Mb)
Produto Educacional_Sequência Didática.pdf (542.1Kb)
Data
2024-02-29
Autor
Bolzan, Tiago Dias
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar o processo de ensino e aprendizagem de equações do 1º grau, centrando-se na categorização dos erros cometidos por estudantes do 7º ano de uma escola pública em Caçapava do Sul/RS. Os fundamentos teóricos abordam o ensino e aprendizagem de álgebra, a resolução de problemas e a análise de erros. A questão central da pesquisa é: "O que a análise de erros revela sobre o ensino e aprendizagem de equações do 1º grau via resolução de problemas por estudantes de uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Caçapava do Sul?" Para responder a essa questão, foram conduzidas intervenções de ensino com dezessete estudantes, implementando uma sequência didática baseada na metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação. A coleta de dados envolveu quatro instrumentos: questionário inicial, problemas iniciais, proposição e resolução de problemas pelos estudantes e questionário final. A análise de erros, permitiu a construção de quatro categorias: respostas corretas; resposta parcialmente correta; conclusão incorreta e ausência de resposta. Analisando, mais profundamente os dados foram criadas quatro subcategorias: transposição incorreta de termos; uso errado dos dados; ausência de resposta final e adição incorreta de termos não semelhantes. A análise evidenciou que a maioria dos erros cometidos pelos estudantes se concentra em uma categoria específica: transposição incorreta de termos. Conclui-se que a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da resolução de problemas se mostrou eficaz, promovendo cooperação entre os estudantes e estimulando reflexões sobre os erros cometidos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16480
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV