Browsing Pós-Graduação em Educação - PPGE by Access Type "OpenAccess"
Mostrando ítems 1-20 de 868
-
Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais
(2018-09-24)Esta tese buscou contemplar as relações entre o acento gráfico e o acento prosódico do português brasileiro com base em dados de produção e percepção de crianças dos anos iniciais. Na pesquisa desenvolvida, o foco recaiu ... -
Acentuação gráfica na escrita de crianças das séries iniciais
(2012-04-13)Esta pesquisa descreve e analisa, em dados extraídos de textos espontâneos, o uso da acentuação gráfica por crianças das séries iniciais. Discutem-se as relações estabelecidas, na escrita inicial, entre o acento gráfico e ... -
O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação
(2022-03-15)As modificações na universidade pública decorrentes da implantação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e que abrange os estudantes, os docentes, o ambiente e a valorização dos conhecimentos são a problemática na qual ... -
Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes.
(2014-04-16)O estudo aqui apresentado investigou quatro professoras “primárias” aposentadas que trabalharam entre as décadas de 1940-1980. A pesquisa partiu do interesse em saber o que revelam professoras da educação básica, autoras ... -
"Agora quando eu olho pra ele, ele sorri pra mim, porque a gente começou a ser amigo": o que fazem juntos bebês e crianças mais velhas em uma escola de Educação Infantil.
(2015-01-28)Ao constatar a necessidade de estudos voltados às relações entre bebês e crianças de diferentes idades, bem como de sua maior promoção na escola infantil, esta pesquisa se propôs a investigar as relações estabelecidas entre ... -
“Ai, dá saudade!”: histórias de Marias na produção e escrita da Revista do Ensino/RS (1951-1994)
(2024-09-23)Esta tese busca uma problematização a respeito dos processos de produção e escrita praticados na redação da Revista do Ensino editada no Rio Grande do Sul (1951-1994) a partir da perspectiva das mulheres responsáveis pela ... -
Alfabetização de alunos com histórico de multirrepetência escolar: análise de uma intervenção pedagógica.
(2007-03-07)O presente trabalho é resultado de uma investigação-ação, realizada com alunos pertencentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Rio Grande-RS, no ano letivo de 2005. A referida ... -
A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS.
(2011)Esta dissertação é um estudo com enfoque nas práticas de alfabetização e na implantação do ensino fundamental de nove anos em escolas da rede pública do município de Jaguarão/RS. O objetivo geral é analisar as estratégias ... -
A "alma do negócio": aspectos da educação em Pelotas-RS na propaganda institucional 1875-1910.
(2007-02-11)Esta pesquisa; desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas; na linha de História da Educação; tem como enfoque principal a educação em Pelotas-RS no final do século XIX e ... -
O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933).
(2019-03-29)Esta dissertação é o resultado de uma análise feita sobre o impresso do Almanaque do Globo, primeiro projeto editorial da Livraria do Globo, de Porto Alegre, buscando mostra-lo como um impresso difusor de cultura social ... -
Os alunos não são mais os mesmos. A escola também... pode não ser!: do pátio à calçada: construindo uma escola sem violência.
(2005-03-24)Este trabalho apresenta pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida em Pelotas, RS, revelando ao longo de doze capítulos uma experiência onde os problemas de indisciplina/violência têm ... -
Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela.
(2009-12-12)Esta tese reflete sobre a relação dialógico-pedagógica entre os Círculos de Cultura do Brasil com o Ondjango e Otchiwo do grupo etnolinguístico Ovimbundu em Ganda/Benguela-Angola, para pensar a educação libertadora em ... -
Analisando possibilidades de construção da autonomia em curso de EAD: um estudo de caso.
(2008-12-17)Esta pesquisa busca desvelar as condições apresentadas por um curso de Pedagogia EaD para promover a construção da autonomia do sujeito aprendente, analisando as interações e as mediações no processo de aprendizagem nos ... -
Anarquismo e educação em Rio Grande (1918-1927): educação de, para e pelos Trabalhadores
(2011-02-28)Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Filosofia e História da Educação, enfoca a educação libertária, no início do século XX, na cidade de Rio ... -
Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural
(2011-04-19)A dissertação visou a planejar, implementar e avaliar uma prática de ensino, embasada na Perspectiva Histórico-cultural de Vygotsky, voltada à construção dos conhecimentos específicos sobre Retas, conteúdo integrante da ... -
Uma análise dos exercícios com sílabas em Diários de Classe de professoras alfabetizadoras (1973 - 2010)
(2013-09-16)A presente Dissertação de Mestrado apresenta uma análise sobre os tipos e a recorrência de atividades envolvendo sílabas, observados em 68 Diários de Classe pertencentes a professoras alfabetizadoras no período compreendido ... -
Anos Iniciais da Escolarização e Relações de Gênero: representações de docentes sobre gênero
(2010-01-14)O principal objetivo deste trabalho foi analisar o que os discursos, as práticas docentes e as interações professor/a alunos/as mostram sobre as relações de gênero . Para dar conta deste objetivo mais amplo, algumas ...