A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS.
Resumo
Esta dissertação é um estudo com enfoque nas práticas de alfabetização e na implantação do ensino fundamental de nove anos em escolas da rede pública do município de Jaguarão/RS. O objetivo geral é analisar as estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras antes e depois da implantação do ensino fundamental de nove anos. Considerando que a primeira experiência com o ensino fundamental de nove anos em Jaguarão aconteceu no ano de 2006, o recorte de tempo deste estudo compreende o período de 2002 a 2009, como representativo das práticas alfabetizadoras dos dois momentos do ensino fundamental pesquisados. A análise dos dados se deu através do cruzamento das fontes escritas (primárias) e fontes orais (secundárias). Materiais escritos como cadernos de professoras e alunos e documentos da organização escolar constituem as fontes escritas; das fontes orais fazem parte entrevistas com três professoras alfabetizadoras com experiência no ensino fundamental de oito e de nove anos. A abordagem de autores de referência na área da alfabetização, com o sentido de construir um diálogo através das informações dos dados analisados, constitui as possíveis contribuições deste estudo.
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