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Propaganda e coerção na política educacional do Estado Novo (1937-1945), em Pelotas/RS

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Ver/
Vanessa_Santos_Lemos_Dissertacao.pdf (10.67Mb)
Fecha
2012-08-17
Autor
Lemos, Vanessa dos Santos
Metadatos
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Resumen
Esta dissertação analisa os elementos propagandísticos e coercitivos empregados na educação no Estado Novo (1937-1945), especialmente em Pelotas Rio Grande do Sul. O trabalho verifica como a política do regime ditatorial de Vargas manifestou-se na educação, quais mecanismos promoveram a participação massiva da população escolar nas cerimônias cívicas, assim como a adesão da sociedade ao regime. O governo Vargas, através da sua política educacional, buscou inculcar na sociedade brasileira o culto ao líder, valores cívicos e patrióticos, forjando a identidade nacional. São estudadas como as Celebrações Cívicas (Semana da Pátria) e as práticas da Educação Física foram empregadas neste processo e como foram mesclados, na confecção do projeto pedagógico estadonovista, elementos pedagógicos da proposta Católica e da laica. É avaliado o papel das Instituições escolares na organização e na vigilância da comunidade onde estavam inseridas e como o Estado cooptou as famílias no desenvolvimento da Campanha de Nacionalização. Percebe como um discurso liberal esteve atrelado à prática ditatorial na articulação da adesão e aprovação ao regime. Demonstra de que forma o Ensino de História foi utilizado na formatação de uma educação calcada em um nacionalismo ufanista. Reflete sobre a promoção de um ensino físico e cívico nas Caravanas dos Coloninhos, nas Colônias de Férias e nos Grupos de Escoteiros, e como os militares concorreram para o disciplinamento da juventude brasileira, de forma coercitiva e massiva
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2149
Colecciones
  • PPGH: Dissertações e Teses [205]

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