Mostrar registro simples

dc.creatorLemos, Vanessa dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T14:23:48Z
dc.date.available2014-04-03pt_BR
dc.date.available2014-08-20T14:23:48Z
dc.date.issued2012-08-17pt_BR
dc.identifier.citationLEMOS, Vanessa dos Santos. Propaganda e coerção na política educacional do Estado Novo (1937-1945), em Pelotas/RS. 2012. 186 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2149
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the elements of coercion and propaganda employed in education in the Estado Novo (1937-1945), especially in Pelotas - Rio Grande do Sul. The work examines how the policy of the dictatorship of Vargas manifested in education, which promoted the mechanisms massive participation of the school population in civic ceremonies, as well as adherence to the rules of society. The Vargas government, through its educational policy, sought to instill in Brazilian society, the cult leader, civic and patriotic values, forging a national identity. Are studied as the Civic Celebrations (Week Fatherland) and practices of physical education were employed in this process and how they were merged in the making of the New State pedagogical project, elements of the proposed Catholic teaching and the secular. It assessed the role of institutions in the school organization and monitoring of the community where they were inserted and how the state has co-opted families in the development of nationalization campaign. Perceived as a liberal discourse was linked to the practice in the joint dictatorship of accession and approval to the scheme. Demonstrates how the teaching of history was used in the formulation of an education grounded in a patriotic nationalism. Reflects on the promotion of physical education and a "civic" in caravans of Coloninhos in Camps and Scout groups, and how the military contributed to the discipline of Brazilian youth, so massive and coerciveeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectHistória de Pelotaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCampanha de nacionalizaçãopor
dc.subjectNew Stateeng
dc.subjectHistory of Pelotas educationeng
dc.subjectNationalization campaigneng
dc.titlePropaganda e coerção na política educacional do Estado Novo (1937-1945), em Pelotas/RSpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8824883307605905por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0292972108980692por
dc.contributor.referees1Gandra, Edgar ávilapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3530480602109979por
dc.contributor.referees2Amaral, Giana Lange dopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474por
dc.contributor.referees3Camargo, Fernando da Silvapt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8517975550614513por
dc.description.resumoEsta dissertação analisa os elementos propagandísticos e coercitivos empregados na educação no Estado Novo (1937-1945), especialmente em Pelotas Rio Grande do Sul. O trabalho verifica como a política do regime ditatorial de Vargas manifestou-se na educação, quais mecanismos promoveram a participação massiva da população escolar nas cerimônias cívicas, assim como a adesão da sociedade ao regime. O governo Vargas, através da sua política educacional, buscou inculcar na sociedade brasileira o culto ao líder, valores cívicos e patrióticos, forjando a identidade nacional. São estudadas como as Celebrações Cívicas (Semana da Pátria) e as práticas da Educação Física foram empregadas neste processo e como foram mesclados, na confecção do projeto pedagógico estadonovista, elementos pedagógicos da proposta Católica e da laica. É avaliado o papel das Instituições escolares na organização e na vigilância da comunidade onde estavam inseridas e como o Estado cooptou as famílias no desenvolvimento da Campanha de Nacionalização. Percebe como um discurso liberal esteve atrelado à prática ditatorial na articulação da adesão e aprovação ao regime. Demonstra de que forma o Ensino de História foi utilizado na formatação de uma educação calcada em um nacionalismo ufanista. Reflete sobre a promoção de um ensino físico e cívico nas Caravanas dos Coloninhos, nas Colônias de Férias e nos Grupos de Escoteiros, e como os militares concorreram para o disciplinamento da juventude brasileira, de forma coercitiva e massivapor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Fachel, José Plínio Guimarãespt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples