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Inovação e resistência: uma análise do ensino da matemática em uma escola pública

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DILSON FERREIRA RIBEIRO_Dissertacao.pdf (654.8Kb)
Produto_Dilson Ribeiro.pdf (157.4Kb)
Date
2013-10-18
Author
Ribeiro, Dilson Ferreira
Metadata
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Abstract
Esta dissertação tem por objetivo desenvolver um estudo que permita entender por que alguns professores de Matemática são resistentes diante das possibilidades de mudanças que ocorrem em sua área de conhecimento, mudanças que estabelecem relação entre inovação e metodologia de ensino, passando pela possibilidade de diversificação de seus instrumentos de avaliação. É feito um estudo sobre fatores considerados responsáveis por atitudes dos professores, contrárias à inovação no ensino de Matemática, como suas condições de trabalho ou sua vivência de sala de aula ao longo de sua carreira, tendo início inclusive na sua formação básica. Para isso, é feita uma abordagem relacionando a resistência e a inovação, o Ensino Tradicional e o Ensino Inovador, passando pelo estudo das Organizações Curriculares Nacionais do Ensino Médio a partir das modificações propostas pelo governo do estado do Rio Grande do Sul em relação à Educação Básica. O campo de pesquisa empírico escolhido foi o Colégio Municipal Pelotense, local de atuação do autor, contando com a participação de sete professores de Matemática do Ensino Médio. Os entrevistados discutiram as possibilidades de mudanças no ensino da Matemática a partir de encontros que proporcionaram atividades. Esses encontros foram oferecidos no segundo semestre de 2012, tendo sua culminância no início do ano letivo de 2013 com a aplicação de uma metodologia de ensino diferente daquela utilizada pelos professores e que se destacou como produto final desta dissertação. Em meio às conclusões é possível destacar alguns fatores que levam à resistência às mudanças no ensino da Matemática, dentre eles destacam-se as condições de trabalho e as políticas educacionais, fatores responsáveis por alguns professores terem aversão àquilo que pode ser chamado de inovação em sala de aula. Em se tratando de inovação, a possibilidade existe desde que seja proporcionada, além de uma infraestrutura capaz de oferecer ao professor um bom ambiente de trabalho com a disponibilização de recursos e espaço físico, momentos de discussão sobre suas práticas e valorização ou reconhecimento de sua capacidade criativa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1909
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

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