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dc.contributor.advisorVieira, Jarbas Santospt_BR
dc.creatorRibeiro, Dilson Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:57:33Z
dc.date.available2014-01-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:57:33Z
dc.date.issued2013-10-18pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Dilson Ferreira. Inovação e resistência: uma análise do ensino da matemática em uma escola pública. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1909
dc.description.abstractThis thesis aims to develop a study that allows understanding why some math teachers are tough on the possibilities of changes that occur in their area of expertise. Changes that establish a relation between innovation and teaching methodology, through the possibility of diversifying its evaluation instruments. It's made a study of factors considered responsible for teachers' attitudes, contrary to innovation in teaching mathematics as their working conditions or their experience of the classroom throughout his career, beginning even in their basic training. For this, we made an approach relating the strength and innovation, Teaching Traditional and Innovative Education, through the study of Organizations National Curriculum of Secondary Education, from the changes proposed by the state government of Rio Grande do Sul in relation to basic education. The field research was empirically chosen the College Municipal Pelotense, place of work of the author, with the participation of seven mathematics teachers of high school. Respondents discussed the possibilities of change in mathematics education from meetings that provided activities. These meetings were offered in the second half of 2012 with its height at the beginning of the school year of 2013 with the implementation of a teaching methodology different from that used by teachers and stood as the final product of this dissertation. Amid the conclusions is possible to highlight some factors that lead to resistance changes in the teaching of mathematics, among them there are the working conditions and educational policies , factors responsible for some teachers they dislike what can be called innovation in the classroom class . When it comes to innovation , the possibility exists since it is provided , and an infrastructure capable of offering the teacher a good working environment with the provision of resources and physical space , moments of discussions about their practice and appreciation or acknowledgment of their ability creative .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectTeaching mathematicseng
dc.titleInovação e resistência: uma análise do ensino da matemática em uma escola públicapor
dc.title.alternativeInnovation and resistance: an analysis of mathematics teaching in a public schooleng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1909808501277506por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo desenvolver um estudo que permita entender por que alguns professores de Matemática são resistentes diante das possibilidades de mudanças que ocorrem em sua área de conhecimento, mudanças que estabelecem relação entre inovação e metodologia de ensino, passando pela possibilidade de diversificação de seus instrumentos de avaliação. É feito um estudo sobre fatores considerados responsáveis por atitudes dos professores, contrárias à inovação no ensino de Matemática, como suas condições de trabalho ou sua vivência de sala de aula ao longo de sua carreira, tendo início inclusive na sua formação básica. Para isso, é feita uma abordagem relacionando a resistência e a inovação, o Ensino Tradicional e o Ensino Inovador, passando pelo estudo das Organizações Curriculares Nacionais do Ensino Médio a partir das modificações propostas pelo governo do estado do Rio Grande do Sul em relação à Educação Básica. O campo de pesquisa empírico escolhido foi o Colégio Municipal Pelotense, local de atuação do autor, contando com a participação de sete professores de Matemática do Ensino Médio. Os entrevistados discutiram as possibilidades de mudanças no ensino da Matemática a partir de encontros que proporcionaram atividades. Esses encontros foram oferecidos no segundo semestre de 2012, tendo sua culminância no início do ano letivo de 2013 com a aplicação de uma metodologia de ensino diferente daquela utilizada pelos professores e que se destacou como produto final desta dissertação. Em meio às conclusões é possível destacar alguns fatores que levam à resistência às mudanças no ensino da Matemática, dentre eles destacam-se as condições de trabalho e as políticas educacionais, fatores responsáveis por alguns professores terem aversão àquilo que pode ser chamado de inovação em sala de aula. Em se tratando de inovação, a possibilidade existe desde que seja proporcionada, além de uma infraestrutura capaz de oferecer ao professor um bom ambiente de trabalho com a disponibilização de recursos e espaço físico, momentos de discussão sobre suas práticas e valorização ou reconhecimento de sua capacidade criativa.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBRpor


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