Desenvolvimento de preparações alimentares fontes de ferro para pré-escolares: aceitação e avaliação das boas práticas
Resumen
A anemia ferropriva é um estado no qual há redução da quantidade total de ferro corporal, onde o consumo de ferro também é insuficiente para suprir as necessidades fisiológicas, causando diversas consequências, como: fadiga, retardo no crescimento, falta de atenção, entre outros. A ocorrência de anemia ferropriva é bastante elevada em crianças, e geralmente está associada, à necessidade de grande aporte de ferro e a carência de alimentos fontes deste mineral na alimentação infantil. Por outro lado, alimentos fontes de ferro, como vísceras e alguns hortifrutigranjeiros, são rotineiramente excluídos da alimentação infantil por não serem bem tolerados por essa população. O presente estudo teve como objetivo desenvolver preparações culinárias, de baixo custo, contendo alimentos fontes de ferro. As preparações culinárias foram submetidas à avaliação sensorial utilizando-se teste de escala hedônica facial em pré-escolares com idade de quatro a seis anos de idade, integrantes de escolas do município do Capão do Leão/RS. As cozinhas das escolas também foram avaliadas quanto à adequação em relação à manipulação dos alimentos oferecidos, mediante análise das Boas Práticas por meio da aplicação de lista de verificação baseada na Resolução 216/04 da ANVISA. No artigo estão apresentados os resultados obtidos na avaliação das preparações desenvolvidas, que mostram aceitação superior a 85% em duas das três receitas testadas pelos pré-escolares, seguindo o índice de aceitabilidade da Resolução 32/06 do PNAE. E ainda, todas as preparações suprem a quantidade mínima, equivalente, de ferro necessária para a faixa etária. Também estão presentes no artigo os percentuais de adequação às Boas Práticas, que indicaram sérios riscos de contaminação microbiológica, obtendo uma média geral das escolas de 33,4% de conformidade.
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