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dc.creatorMargarites, Ana Paula Freitas
dc.date.accessioned2023-05-25T02:17:52Z
dc.date.available2023-05-25T02:17:52Z
dc.date.issued2022-11-11
dc.identifier.citationMARGARITES, Ana Paula Freitas. Por um feminismo pirata: cartografias de qualquer mulher no Facebook. Orientadora: Carla Gonçalves Rodrigues. 2022. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9499
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the production processes of Brasilian feminist subjectivities engendered on social networking sites, particularly on Facebook. It is justified from two points: first, by the growing popularization of feminist debates in Brazil in recent years, especially in spaces constituted by social networks; secondly, by understanding, based on Guattari’s reading, that it is impossible to talk about any field of thought today without considering the influence of technologies on the processes of production of subjectivity. It asks, then, which existential territories emerge as a possibility in this sea of Brazilian feminisms that populate Facebook? It starts from the referential of the philosophies of difference, particularly the work of Deleuze and Guattari, to show a cartography of these territories. The strategy for setting such cartography into motion starts by creating a conceptual character, who varies between “any woman” and “a pirate” who, in displacement across the Ocean / Facebook, pirates elements for the constitution of a way of being. For the design of the maps that trigger the writing, Brasilian feminist Facebook pages suggested by the platform algorithm were monitored, month by month during the full moon in the first nine months of two thousand and nineteen. From the signs emitted by the publications made in these pages, a set of nine extensive maps was drawn. This set of nine extensive maps was then superimposed and processed by pirate software, revealing six intensive maps, six existential territories, which any woman calls Tides. Next, the tides are visited, and any woman’s impressions are recorded in travel reports. The existential territories visited concern feminist humor; debates around representation and representativeness; to gender violence; the struggles of black feminism; the relations between feminism, ecology and capitalism; and, finally, the concept of feminism itself, its limits and disputes. From this expedition, a style of being a feminist and a pirate professor is asserted; someone who writes, learns and teaches in Brasil, but whose ethics of looting allows her universe of reference (and of those who study and learn with her) to be expanded by the ocean from which she plunders elements for the composition of her existential territory.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociais na internetpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectProdução de subjetividadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial networks on the internetpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectProduction of subjectivitypt_BR
dc.titlePor um feminismo pirata: cartografias de qualquer mulher no Facebookpt_BR
dc.title.alternativeTowards a Pirate Feminism: cartographies of any woman on Facebookpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo investigar os processos de produção de subjetividades feministas brasileiras engendrados em sites de redes sociais, particularmente no Facebook. Justifica-se a partir de dois pontos: em primeiro lugar, pela crescente popularização dos debates feministas no Brasil nos últimos anos, em especial nos espaços constituídos pelas redes sociais na internet; em segundo lugar, pela compreensão, a partir da leitura de Guattari, de que é impossível falar sobre qualquer campo de pensamento hoje sem considerar a influência das tecnologias nos processos de produção de subjetividade. Pergunta-se, então, que territórios existenciais emergem como possibilidade neste mar de feminismos brasileiros que povoam o Facebook? Parte-se do referencial das filosofias da diferença, particularmente do trabalho de Deleuze e Guattari, para dar a ver uma cartografia destes territórios. A estratégia para que se ponha tal cartografia em movimento começa pela criação de uma personagem conceitual que varia entre “qualquer mulher” e “uma pirata” que, no deslocamento através do Oceano / Facebook, pirateia elementos para a constituição de um modo de ser. Para o desenho dos mapas que disparam a escrita, foram acompanhadas, mês a mês durante a lua cheia, páginas feministas brasileiras do Facebook sugeridas pelo algoritmo da plataforma. A partir dos signos emitidos pelas publicações feitas nestas páginas, foi desenhado um conjunto de nove mapas extensivos. Este conjunto foi então superposto e processado através de um software-pirata, dando a ver seis mapas intensivos, seis territórios existenciais, que qualquer mulher chama de Marés. A seguir, as marés são visitadas, e as impressões de qualquer mulher são registradas em relatos de viagem. Os territórios existenciais visitados dizem respeito ao humor feminista; aos debates em torno da representação e da representatividade; à violência de gênero; às lutas do feminismo negro; às relações entre feminismo, ecologia e capitalismo; e, por fim, ao conceito de feminismo, seus limites e suas disputas. A partir desta expedição, afirma-se um estilo de ser feminista e professora pirata; alguém que escreve, aprende e ensina no Brasil, mas cuja ética da pilhagem possibilita que seu universo de referência (e daquelas que estudam e aprendem com ela) seja expandido pelas redes de onde saqueia elementos para a composição do seu território existencial.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Carla Gonçalves


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