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dc.creatorManetti, Katherine de Oliveira
dc.date.accessioned2023-05-12T23:33:49Z
dc.date.available2023-05
dc.date.available2023-05-12T23:33:49Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.identifier.citationMANETTI, Katherine de Oliveira. Elaboração e aplicação de Lean Manufacturing de desperdícios no setor food service. 2023. 60f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9367
dc.description.abstractThe Lean Manufacturing philosophy derives from the Toyota Production System and its premise is to eliminate waste and direct the company's attention to what adds value to the customer, therefore, any type of process that does not generate value is considered waste. There are 8 wastes: defects/rework, overproduction, waiting, transportation, inventory, moving, overprocessing, and creativity/human potential. All these wastes are easily found in the food sector and the use of these tools has been studied, however there is a lack of data on their application in the food service sector. The food service sector represents establishments that serve meals for immediate consumption, whether on site or by delivery. These establishments are responsible for most spending on food outside the home and include restaurants, fast-food outlets, buffets, snack bars, among other places that prepare, serve and sell food for profit. Food service is one of the fastest growing consumer markets in the country and is also one of the sectors with the most waste during food production. Given the above, the objective of this study was to develop a diagnostic model for evaluating waste that can be replicated and widely used by the food service sector. To develop the diagnostic model, a conceptual survey of Lean Manufacturing tools and waste was carried out, along with the practical experience of more than 8 years of experience in the sector. The developed model was applied in a self-service restaurant to verify its applicability and actions were suggested to reduce the waste found. So that the model can be widely used by food businesses, some suggestions of specific points to be observed were included in this study. With the application of the model developed in loco in a restaurant, it was possible to validate the suggested items through the evaluation, and from there, suggest actions for the restaurant to implement, aiming to reduce or eliminate the waste found. Therefore, the developed diagnostic model will help entrepreneurs in food businesses to assess the feasibility of process improvements, which they cannot perceive during their daily routinept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectDesperdíciospt_BR
dc.subjectLucratividadept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectServiços de alimentaçãopt_BR
dc.subjectLean productionpt_BR
dc.subjectWastept_BR
dc.subjectProfitabilitypt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectFood servicespt_BR
dc.titleElaboração e aplicação de Lean Manufacturing de desperdícios no setor food servicept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2542561733016362pt_BR
dc.description.resumoA filosofia Lean Manufacturing deriva do sistema Toyota de Produção e a sua premissa é eliminar desperdícios e orientar a atenção da empresa para o que agrega valor ao cliente, sendo assim, qualquer tipo de processo que não gera valor é considerado desperdício. Existem 8 desperdícios: defeitos/retrabalho, superprodução, esperas, transporte, estoques, movimentação, processamento excessivo e a criatividade/potencial humano. Todos esses desperdícios são facilmente encontrados no setor alimentício e o uso dessas ferramentas vem sendo estudadas, entretanto faltam dados sobre a aplicação dos mesmos no setor de food service. O setor de food service representa os estabelecimentos que servem refeições para consumo imediato, seja no local ou por delivery. Estes estabelecimentos são responsáveis pela maior parte dos gastos com alimentação fora do lar e inclui restaurantes, lojas de fast-food, buffets, cafeterias, dentre outros locais que preparam, servem e vendem comida com fins lucrativos. O food service é um dos mercados de consumo que mais cresce no país e também é um dos setores com maior desperdício durante a produção dos alimentos. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de diagnóstico de avaliação de desperdícios que possa ser replicado e amplamente utilizado pelo setor food service. Para desenvolver o modelo de diagnóstico, foi realizado um levantamento conceitual das ferramentas e desperdícios do Lean Manufacturing, juntamente com a experiência prática de mais de 8 anos de atuação no setor. O modelo desenvolvido foi aplicado em um restaurante self service para verificar a aplicabilidade do mesmo e foram sugeridas ações para reduzir os desperdícios encontrados. Para que o modelo possa ser amplamente utilizado pelos negócios de alimentação, algumas sugestões de pontos específicos a serem observados foram incluídas neste estudo. Com a aplicação do modelo desenvolvido in loco em um restaurante, foi possível validar os itens sugeridos através da avaliação, e a partir daí, sugerir ações para o restaurante implementar, visando reduzir ou eliminar os desperdícios encontrados. Portanto, o modelo de diagnóstico desenvolvido servirá para que os empreendedores em negócios de alimentação possam avaliar a viabilidade de melhorias nos processos, os quais não conseguem perceber durante a rotina diária.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Elizangela G. de


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