Mostrar el registro sencillo del ítem
Narrativas de formação e de docência de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais.
dc.creator | Fonseca, Fátima Cristina Lopes | |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T19:07:05Z | |
dc.date.available | 2022-09-26 | |
dc.date.available | 2022-09-26T19:07:05Z | |
dc.date.issued | 2022-08-25 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Fátima Cristina Lopes. Narrativas de formação e de docência de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Orientadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8703 | |
dc.description.abstract | Research linked to the Graduate Program in Mathematics Education/UFPel, deals with the formation and teaching of teachers who instruct Mathematics in the early childhood education. Question: How do the teachers of the early years of a school in Canguçu narrate the formation and teaching with the instruct of Mathematics? It aims to analyze the training and teaching narratives of teachers who instruct Mathematics in the initial years of a public school in the city of Canguçu/RS. It has a qualitative approach, having as investigative material semistructured narrative interviews, with five teachers from the early childhood education. The data were organized from two meaning groups, with approximations of Discursive Textual Analysis: Formation to teach Mathematics and Teaching to instruct Mathematics. In the group Formation to teach Mathematics, we highlight the studies in the Normal course and some disciplines in the degree in Pedagogy, with a training focused on the use of manipulated materials, with little emphasis on the specific knowledge of Mathematics and curriculars. In the Teaching group to instruct Mathematics, it is punctuated that in the early years is considered from the manipulated materials, games, recreation, previous knowledge of students, some attempts to integrate between areas of knowledge and possible reflections on practice. It is believed that the emphasis of teaching in the use and exploration of manipulated materials as a resource for instruct Mathematics is related to formation at the middle, normal, and higher level in the Pedagogy course, which emphasize such resources as one of the only ways of teaching Mathematics. It is questioned whether there would be no other possibilities of formation and teaching, in addition to teaching methodologies with manipulated resources, so that teachers could produce other knowledge and ways of educating. It supports that formation and teaching need to provided moments of studies on other theoretical perspectives, in addition to those focused on cognitive perspectives. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Matemática nos anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Narrativas de formação e de docência de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. | pt_BR |
dc.title.alternative | Narratives of training and teaching of teachers who teach mathematics in the early years. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1355403895980268 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502904964107859 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática/UFPel trata das narrativas de formação e docência de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais. Questiona: como as professoras dos anos iniciais de uma escola de Canguçu narram a formação e a docência com o ensino da Matemática? Objetiva analisar as narrativas de formação e de docência de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais de uma escola pública do município de Canguçu/RS. Possui abordagem qualitativa, tendo como material investigativo entrevistas semiestruturadas com cinco professoras dos anos iniciais. Os dados foram organizados a partir de dois grupos de sentido a partir das narrativas: Formação para ensinar Matemática e Docência para ensinar Matemática. No grupo Formação para ensinar Matemática destaca-se os estudos no curso Normal e algumas disciplinas na Licenciatura em Pedagogia, com uma formação voltada para o uso dos materiais manipuláveis e pouca ênfase nos conhecimentos específicos de Matemática e nos curriculares. No grupo Docência para ensinar Matemática pontua-se que nos anos iniciais esta é considerada a partir dos materiais manipuláveis, dos jogos, das brincadeiras, dos conhecimentos prévios dos alunos, de algumas tentativas de integração entre as áreas de conhecimento e de possíveis reflexões sobre a prática. Acredita-se que a ênfase da docência no uso e na exploração dos materiais manipuláveis como um recurso para ensinar Matemática está relacionada com a formação a nível médio, no curso Normal, e no nível superior, no curso de Pedagogia, em que enfatizam tais recursos como um dos únicos modos de ensinar Matemática. Questiona-se se não existiriam outras possibilidades de formação e de docência, além das metodologias de ensino e dos recursos didáticos manipuláveis, para que os professores produzissem outros saberes e modos de ensinar. Defende-se que a formação e a docência precisam oportunizar momentos de estudos sobre outras perspectivas teóricas além daquelas voltadas às perspectivas cognitivas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pozzobon, Marta Cristina Cezar |