O portfólio como instrumento de avaliação: concepções e percepções de professores de matemática.
Fecha
2022-03-29Autor
Santos, Larissa Testolin Schmiescki dos
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Essa dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Buscou
compreender quais as concepções e percepções de professores de Matemática
sobre o uso do portfólio como instrumento de avaliação. Defende-se que o uso do
portfólio é importante para todos os alunos na sala de aula, pois respeita as
individualidades e, assim, o professor pode acompanhar de forma individual suas
aprendizagens e suas dúvidas. Os principais referenciais teóricos que embasaram
esta pesquisa são Villas Boas (2012), para a definição de portfólio, e Luckesi (2011),
para o estudo sobre avaliação. A investigação utilizou metodologia de pesquisa
qualitativa, analisando dados de uma formação continuada online. Essa formação
continuada foi proposta pela própria pesquisadora problematizando as principais
informações sobre o uso do portfólio como avaliação em Matemática. Foi ministrada
para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino
Médio da rede pública de ensino de todo o Brasil. O curso teve duração de oito
semanas e iniciou com cinquentas professores. Apenas onze concluíram e receberam
a certificação de quarentas horas. Foram aplicados questionários antes e após a
formação, para a produção dos dados. Durante a formação, os professores
vivenciaram a criação de um portfólio reflexivo (digital, misto e devolutivo),
estimulados pela pesquisadora a pensar o processo de avaliação em Matemática. A
partir da formação oferecida, foi refletido junto aos professores participantes sobre o
uso que eles fizeram do portfólio, aprendendo sobre o instrumento ao elaborá-lo, e a
possibilidade de utilizá-lo com seus alunos. As respostas dos questionários, aplicados
antes e após a formação continuada, foram reunidas, analisadas e classificadas de
acordo com as semelhanças. Também, os portfólios foram analisados durante a
formação, a cada feedback feito pela pesquisadora. Conclui-se, a partir de diferenças
encontradas entre as respostas anteriores à formação (concepções) e as respostas
posteriores (percepções), que os professores ressignificaram seus conceitos sobre
portfólio e as propostas de avaliação para seus alunos e para seu próprio trabalho
como professores de Matemática. Dessa forma, espera-se que a pesquisa contribua
para o processo de avaliação em Matemática na Educação Básica.
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