dc.creator | Ramírez Peña, Natalia Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T16:57:19Z | |
dc.date.available | 2022-07-04 | |
dc.date.available | 2022-07-07T16:57:19Z | |
dc.date.issued | 2022-02-09 | |
dc.identifier.citation | RAMÍREZ PEÑA, Natália Vanessa. La poesía de Mery Yolanda Sánchez y la pintura de Fernando Botero como potencias narrativas de una memoria trágica: representaciones del conflicto armado colombiano. 2022. 248 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8508 | |
dc.description.abstract | Este trabalho estuda o conceito de memória e algumas de suas subcategorias, por
meio da interpretação do potencial narrativo presente na produção poética de Mery
Yolanda Sánchez e na produção visual de Fernando Botero, especificamente aquela
que busca representar grande parte da dor sofridas pelas vítimas do conflito armado
interno colombiano, que evoca a memória e o silêncio a que os discursos
dominantes as submeteram; discursos que hoje estão em processo de
reinterpretação. Como resultado desse encontro palavra e imagem, busca-se exaltar
nessas linguagens, representações narrativas que aproximam o leitor da memória da
realidade de um dos conflitos armados mais antigos do mundo, uma vez que
reconstroem ou dão conta de diversos momentos trágicos ocorridos ao longo desse
fenômeno, pois ao referir-se a uma dimensão ampla da crueldade, a força das
mensagens artísticas torna-se indícios precisos para compreender sua dimensão e
impacto social. Sendo um trabalho qualitativo, os instrumentos para sua elaboração
partem da leitura de materiais bibliográficos e audiovisuais, tais como: obras
pictóricas, artigos acadêmicos, livros, teses, entrevistas e documentários
relacionados ao campo da memória, das artes e da cultura. . Como atividade
essencial, foi feita uma visita ao Museu Nacional da Colômbia, a fim de ter uma
maior aproximação com as obras plásticas de Fernando Botero e também identificar
se elas pertencem ao acervo e são consideradas referências do problema do conflito
em questão. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work studies the concept of memory and some of its subcategories, through the
interpretation of the narrative potential present in the poetic production of Mery
Yolanda Sánchez and in the visual production of Fernando Botero, specifically the
one that seeks to represent a large part of the pain suffered by the victims of the
conflict. Colombian internal armed, which evokes the memory and silence to which
the dominant discourses subjected them; discourses that are currently undergoing a
process of reinterpretation. As a result of this meeting of words and images, we seek
to exalt, in these languages, narrative representations that bring the reader closer to
the memory of the reality of one of the oldest armed conflicts in the world, since they
reconstruct or give an account of several tragic moments that occurred during this
period. phenomenon, because when referring to a broad dimension of cruelty, the
strength of artistic messages becomes precise indications to understand its
dimension and social impact. Being a qualitative work, the instruments for its
elaboration start from the reading of bibliographic and audiovisual materials, such as:
pictorial works, academic articles, books, theses, interviews and documentaries
related to the field of memory, arts and culture. . As an essential activity, a visit was
made to the National Museum of Colombia, in order to have a closer relationship with
the plastic works of Fernando Botero and also to identify if they belong to the
collection and are considered references of the problem of the conflict in question. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | spa | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Memoria | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Poesía | pt_BR |
dc.subject | Conflicto Armado Colombiano | pt_BR |
dc.subject | Mery Yolanda Sánchez | pt_BR |
dc.subject | Fernando Botero | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Conflito Armado Colombiano | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Painting | pt_BR |
dc.subject | Poetry | pt_BR |
dc.subject | Colombian Armed Conflict | pt_BR |
dc.title | La poesía de Mery Yolanda Sánchez y la pintura de Fernando Botero como potencias narrativas de una memoria trágica: representaciones del conflicto armado colombiano | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8168165943807495 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6610467936025195 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabajo estudia el concepto de memoria y algunas de sus subcategorías, a
través de la interpretación del potencial narrativo presente en la producción poética
de Mery Yolanda Sánchez y en la producción visual de Fernando Botero,
concretamente aquella que procura representar gran parte del dolor padecido por
víctimas del conflicto interno armado colombiano, el cual evoca recuerdos y el
silencio al que los discursos dominantes los han sometido; discursos que hoy en día,
están en proceso de re interpretación. A raíz de ese encuentro palabra e imagen, se
busca exaltar en estos lenguajes, representaciones narrativas que aproximen al
sujeto lector a la memoria de la realidad de uno de los conflictos armados más
antiguos del mundo, una vez reconstruyen o dan cuenta de varios momentos
trágicos ocurridos a lo largo de dicho fenómeno, pues al remitir a una amplia
dimensión de crueldad, la fuerza de los mensajes artísticos se convierte en indicios
precisos para comprender su dimensión e impacto social. Siendo un trabajo de
carácter cualitativo, los instrumentos para su elaboración provienen de la lectura de
materiales bibliográficos y audiovisuales, tales como: obras pictóricas, artículos
académicos, libros, tesis, entrevistas y documentales relacionados con el campo de
la memoria, las artes y el conflicto armado colombiano. Como actividad
indispensable, se realizó una visita al Museo Nacional de Colombia, en aras de tener
una aproximación mayor con las obras plásticas de Fernando Botero e igualmente,
identificar si las mismas, pertenecen al acerbo son consideradas referencias de la
problemática del conflicto en mención. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, João Fernando Igansi | |