dc.creator | Espirito Santo, Renan Silva do | |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T14:34:03Z | |
dc.date.available | 2022-04-06 | |
dc.date.available | 2022-04-08T14:34:03Z | |
dc.date.issued | 2022-01-27 | |
dc.identifier.citation | ESPIRITO SANTO, Renan Silva do. Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente. 2022. 200f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8293 | |
dc.description.abstract | The present work is the result of research that proposes to understand
the idea of timeless mediation from the interviews conducted with
educational institutions, by the application of a questionnaire aimed
at teachers with approximation to these institutions and by the
bibliographic survey of the notions of cultural mediation, educational
materials produced by cultural spaces; and teaching collection,
thinking about their articulations and potentialities within a constant
cycle of improvement of practices and experiences. The interviews and
questionnaires conducted with the Vera Chaves Barcellos Foundation,
the Figueiredo Ferraz Institute and the Ricardo Brennand Institute,
allowed to bring information about its educational programs as a
comparative parameter to the local context, the Leopoldo Gotuzzo
Art Museum, linked to the Federal University of Pelotas; with the
realization of an interview and questionnaire dealing punctually with
the educational action commemorating the 30 years of the museum,
in 2016. The objective of this study is to present what permeates the
educational material as a timeless mediation, bringing the perception
of Duchamp's creative act to the production cycle of cultural material,
as well as reflecting on the adaptation of the initial proposal for the
use of these materials, as a way of maintaining them atemporal alive
within the teacher's personal collection. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Acervo docente | pt_BR |
dc.subject | Materiais educativos | pt_BR |
dc.subject | Mediação cultural | pt_BR |
dc.subject | Teaching collection | pt_BR |
dc.subject | Educational materials | pt_BR |
dc.subject | Cultural mediation | pt_BR |
dc.subject | Art Museums | pt_BR |
dc.subject | Cultural Institution | pt_BR |
dc.title | Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente. | pt_BR |
dc.title.alternative | Atemporal mediation: institutional educational materials and the teaching collection. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3316505581757934 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2360365860775097 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de pesquisa que propõe compreender
a ideia de mediação atemporal a partir das entrevistas realizadas com
educativos de instituições culturais, pela aplicação de questionário
direcionado a professores com aproximação a essas instituições e
pelo levantamento bibliográfico das noções de mediação cultural,
materiais educativos produzidos por espaços culturais e de acervo
docente, pensando suas articulações e potencialidades dentro de
um ciclo constante de aprimoramento de práticas e experiencias. As
entrevistas e questionários realizados com a Fundação Vera Chaves
Barcellos, com o Instituto Figueiredo Ferraz e com o Instituto Ricardo
Brennand, permitiram trazer informações quanto aos seus programas
educativos como parâmetro comparativo ao contexto local, o Museu de
Arte Leopoldo Gotuzzo, vinculado à Universidade Federal de Pelotas;
com a realização de entrevista e aplicação de questionário tratando
pontualmente a ação educativa comemorativa dos 30 anos de museu,
em 2016. O objetivo desse estudo é apresentar o que permeia o material
educativo enquanto mediação atemporal, trazendo a percepção do
ato criador de Duchamp para ciclo de produção do material cultural,
bem como refletir sobre a adaptação da proposta inicial de uso desses
materiais, como forma de mantê-los atemporalmente vivos dentro do
acervo pessoal do professor. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ursula Rosa da | |