Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente.

Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-27Autor
Espirito Santo, Renan Silva do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho é resultado de pesquisa que propõe compreender
a ideia de mediação atemporal a partir das entrevistas realizadas com
educativos de instituições culturais, pela aplicação de questionário
direcionado a professores com aproximação a essas instituições e
pelo levantamento bibliográfico das noções de mediação cultural,
materiais educativos produzidos por espaços culturais e de acervo
docente, pensando suas articulações e potencialidades dentro de
um ciclo constante de aprimoramento de práticas e experiencias. As
entrevistas e questionários realizados com a Fundação Vera Chaves
Barcellos, com o Instituto Figueiredo Ferraz e com o Instituto Ricardo
Brennand, permitiram trazer informações quanto aos seus programas
educativos como parâmetro comparativo ao contexto local, o Museu de
Arte Leopoldo Gotuzzo, vinculado à Universidade Federal de Pelotas;
com a realização de entrevista e aplicação de questionário tratando
pontualmente a ação educativa comemorativa dos 30 anos de museu,
em 2016. O objetivo desse estudo é apresentar o que permeia o material
educativo enquanto mediação atemporal, trazendo a percepção do
ato criador de Duchamp para ciclo de produção do material cultural,
bem como refletir sobre a adaptação da proposta inicial de uso desses
materiais, como forma de mantê-los atemporalmente vivos dentro do
acervo pessoal do professor.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: