Show simple item record

dc.creatorEspirito Santo, Renan Silva do
dc.date.accessioned2022-04-08T14:34:03Z
dc.date.available2022-04-06
dc.date.available2022-04-08T14:34:03Z
dc.date.issued2022-01-27
dc.identifier.citationESPIRITO SANTO, Renan Silva do. Mediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente. 2022. 200f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8293
dc.description.abstractThe present work is the result of research that proposes to understand the idea of timeless mediation from the interviews conducted with educational institutions, by the application of a questionnaire aimed at teachers with approximation to these institutions and by the bibliographic survey of the notions of cultural mediation, educational materials produced by cultural spaces; and teaching collection, thinking about their articulations and potentialities within a constant cycle of improvement of practices and experiences. The interviews and questionnaires conducted with the Vera Chaves Barcellos Foundation, the Figueiredo Ferraz Institute and the Ricardo Brennand Institute, allowed to bring information about its educational programs as a comparative parameter to the local context, the Leopoldo Gotuzzo Art Museum, linked to the Federal University of Pelotas; with the realization of an interview and questionnaire dealing punctually with the educational action commemorating the 30 years of the museum, in 2016. The objective of this study is to present what permeates the educational material as a timeless mediation, bringing the perception of Duchamp's creative act to the production cycle of cultural material, as well as reflecting on the adaptation of the initial proposal for the use of these materials, as a way of maintaining them atemporal alive within the teacher's personal collection.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcervo docentept_BR
dc.subjectMateriais educativospt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectTeaching collectionpt_BR
dc.subjectEducational materialspt_BR
dc.subjectCultural mediationpt_BR
dc.subjectArt Museumspt_BR
dc.subjectCultural Institutionpt_BR
dc.titleMediação atemporal: materiais educativos institucionais e o acervo docente.pt_BR
dc.title.alternativeAtemporal mediation: institutional educational materials and the teaching collection.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3316505581757934pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de pesquisa que propõe compreender a ideia de mediação atemporal a partir das entrevistas realizadas com educativos de instituições culturais, pela aplicação de questionário direcionado a professores com aproximação a essas instituições e pelo levantamento bibliográfico das noções de mediação cultural, materiais educativos produzidos por espaços culturais e de acervo docente, pensando suas articulações e potencialidades dentro de um ciclo constante de aprimoramento de práticas e experiencias. As entrevistas e questionários realizados com a Fundação Vera Chaves Barcellos, com o Instituto Figueiredo Ferraz e com o Instituto Ricardo Brennand, permitiram trazer informações quanto aos seus programas educativos como parâmetro comparativo ao contexto local, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, vinculado à Universidade Federal de Pelotas; com a realização de entrevista e aplicação de questionário tratando pontualmente a ação educativa comemorativa dos 30 anos de museu, em 2016. O objetivo desse estudo é apresentar o que permeia o material educativo enquanto mediação atemporal, trazendo a percepção do ato criador de Duchamp para ciclo de produção do material cultural, bem como refletir sobre a adaptação da proposta inicial de uso desses materiais, como forma de mantê-los atemporalmente vivos dentro do acervo pessoal do professor.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa da


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record