dc.creator | Duarte, Sandriane Valadão | |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T22:20:10Z | |
dc.date.available | 2022-03-23 | |
dc.date.available | 2022-03-23T22:20:10Z | |
dc.date.issued | 2021-11-30 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Sandriane Valadão. Inclusão de estudantes Cegos e de Baixa Visão: discussões em espaços de Formação de Professores de Química. Orientador: Fábio André Sangiogo. 2021. 78p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas,
2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8244 | |
dc.description.abstract | Inclusion is one of the themes that permeate the school teaching space, given
the need for specific training to provide access to learning for all. Given the above,
the objective of this study is to identify and discuss possibilities for the inclusion
of students, especially those with visual impairments, in the context of teaching
Chemistry, with a view to contributing to teaching activities in basic and/or higher
education. For this discussion, this research includes two stages: I) studies with
an exploratory research carried out on the Capes portal and on the Brazilian
Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and II) conducting
discussions, based on the monitoring of classes of a component curriculum of the
second semester of a Licentiate in Chemistry course, in which the Content
Analysis of the records of recorded classes and responses to a questionnaire
with undergraduates was used as an analysis methodology. As a result, we
obtained two categories of analysis: I) Inclusion in the teaching context and II)
Training, challenges and possibilities of Inclusion in the teaching context. The
study revealed the importance of knowing and working with the concept of
Inclusion, the importance of teacher training that includes spaces and times for
discussions throughout the initial and continuing training of Chemistry teachers,
as well as the need for institutional and professional support. in the area of
Inclusion. The discussions allowed the production of an Educational Product (a
blog), which aims to include elements of the theoretical study and analysis from
the monitoring of some of the discussions held within the scope of a curricular
component of the degree in Chemistry at the Federal University of Pelotas –
UFPel, with indications, references and space for interactions, which can help the
teacher with the teaching of blind and low vision students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Alunos cegos e de baixa visão | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Blind and low vision students | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Degree in chemistry | pt_BR |
dc.title | Inclusão de estudantes cegos e de baixa visão: discussões em espaços de formação de professores de química. | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion of blind and low vision students: discussions in chemistry teacher training spaces. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7853726236049493 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3646621320378234 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Inclusão é um dos temas que permeiam o espaço de ensino escolar, haja vista
a necessidade de formação específica para proporcionar o acesso à
aprendizagem de todos(as). Diante do exposto, o objetivo deste estudo é
identificar e discutir possibilidades para a Inclusão dos estudantes, em especial
aqueles com deficiência visual, no contexto do ensino de Química, com vistas a
contribuir na atuação docente na educação básica e/ou superior. Para tal
discussão, esta pesquisa contempla duas etapas: I) estudos com uma pesquisa
exploratória realizada no portal da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertações (BDTD) e II) realização de discussões, com base no
acompanhamento de aulas de um componente curricular do segundo semestre
de um curso de Licenciatura em Química, no qual foi utilizado como metodologia
de análise a Análise de Conteúdo dos registros de aulas gravadas e de respostas
a um questionário com licenciandos. Como resultado, obtivemos duas categorias
de análise: I) Inclusão no contexto do ensino e II) Formação, desafios e
possibilidades da Inclusão no contexto do ensino. O estudo revelou a relevância
de conhecer e de trabalhar com o conceito de Inclusão, a importância da
formação docente que contemple espaços e tempos de discussões ao longo da
formação inicial e continuada de professores de Química, assim como a
necessidade de apoio institucional e de profissionais da área da Inclusão. As
discussões permitiram a produção de um Produto Educacional (um blog), que
visa contemplar elementos do estudo teórico e da análise provenientes do
acompanhamento de algumas das discussões realizadas no âmbito de um
componente curricular da licenciatura em Química da Universidade Federal de
Pelotas – UFPel, com indicações, referências e espaço de interações, os quais
podem ajudar o professor com o ensino de estudantes cegos e de baixa visão. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sangiogo, Fábio André | |