Análise da competitividade de uma empresa de sementes de soja na região de Abelardo Luz-SC
Resumo
Um dos grandes desafios impostos às organizações nas últimas décadas é o da expansão da sua competitividade frente aos concorrentes. O objetivo desse trabalho foi buscar junto aos clientes de uma empresa de sementes de soja da região de Abelardo Luz, Santa Catarina, qual o grau de importância que os mesmos atribuem aos principais critérios competitivos no momento da aquisição de sementes, bem como identificar a posição competitiva dessa empresa frente aos concorrentes. Inicialmente foram estabelecidas quatro dimensões competitivas (técnicas, de gestão, de comercialização e de imagem). A pesquisa de campo foi realizada com cinqüenta agricultores escolhidos de forma aleatória. Para identificar o desempenho da empresa frente aos concorrentes diretos utilizou-se das informações dos gestores e corpo técnico da própria empresa, bem como do assessoramento de consultores técnicos autônomos. A partir dos dados, foi gerada a matriz “Importância x Desempenho”, a qual permite localizar o posicionamento competitivo da empresa no seu ambiente de negócio. A análise possibilitou concluir que os critérios competitivos “disponibilidade de novas variedades” e “tipo e aparência da embalagem” são bem valorizados pelos clientes e que esses pontos precisam ser melhorados pela empresa, pois essa apresenta desempenho inferior comparado à concorrência para esses mesmos critérios. Também é possível considerar que a empresa encontra-se bem posicionada no mercado onde atua, comparada aos concorrentes diretos na grande maioria dos critérios competitivos avaliados.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: