dc.creator | Pinto, Patrícia Duarte | |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T00:31:10Z | |
dc.date.available | 2021-12-06 | |
dc.date.available | 2021-12-07T00:31:10Z | |
dc.date.issued | 2021-04-23 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Patrícia Duarte. Narrativas da Abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de História (1889-1930). 2021. 145f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8089 | |
dc.description.abstract | This study analyzes how the Abolition of slavery in Brazil was approached in History
textbooks published between the years 1889-1930, observing the space granted to the
theme in books and the social agents elected as protagonists in the narratives. To
carry out the research, History textbooks were selected that had the content Abolition
of slavery - in the following collections: History Textbook Collection from the History
Teaching Laboratory (LEH / UFPEL); Documentation Center for the History of
Education of the Faculty of Education (CEDOC / UFPEL); Hisales Memory and
Research Center (History of Literacy, Reading, Writing and School Books); and the
USP Teaching and Didactic material Laboratory (LEMAD), which makes digitized
history textbooks available on its institutional website. In this way, this investigation
allowed us to analyze how the theme had been approached in the selected History
textbooks and to understand the narratives developed by different authors from the
context in which the works were published. Textbooks were divided by decades of
publication in order to establish the categories of content analysis. Thus, based on the
content analysis methodology, apply in 19 works, it was found that during the First
Republic there was an expansion of the approach to Abolition in didactic historical
narratives. In addition, it is noticeable that each author addressed the theme with
different aspects, such as: Abolition seen as a date (May 13, 1888); the Abolition seen
as one that saw the historical fact starring the act of Princess Isabel; Abolition as a
movement; Abolition as a result of parliamentary actions by the Empire, laws and
abolitionists; and Abolition as a result of propaganda. From the analysis of the sources,
it is possible to notice that the narratives presented in the History textbooks about the
Abolition of slavery present a certain understanding of history that contributed to
perpetuating the idea that the enslaved population would not have participated in this
process. Therefore, the history of Abolition in didactic narratives is constructed, in the
researched period, so that Abolition is understood as a concession to the black
population. The texts presented have of the “experience of time” of those authors and
editors who lived in the post-abolition and wrote under the historiographic influence of
the time. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Abolição | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos de História | pt_BR |
dc.subject | Abolition | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.subject | History textbooks | pt_BR |
dc.title | Narrativas da abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de história (1889-1930). | pt_BR |
dc.title.alternative | Narratives of the Abolition of slavery in Brazil in History textbook (1889-1930). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5465040053361077 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6912448656987357 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo analisa como a Abolição da escravidão no Brasil foi abordada em livros
didáticos de História publicados entre os anos de 1889-1930, observando o espaço
concedido à temática nos livros e aos agentes sociais eleitos como protagonistas nas
narrativas. Para a realização da pesquisa foram selecionados livros didáticos de
História que possuíssem o conteúdo Abolição da escravidão nos seguintes acervos:
Acervo de Livros Didáticos de História do Laboratório de Ensino de História
(LEH/UFPEL); Centro de Documentação de História da Educação da Faculdade de
Educação (CEDOC/UFPEL); Centro de Memória e pesquisa Hisales (História da
Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros escolares); e no Laboratório de ensino e
material didático da USP (LEMAD), que disponibiliza livros didáticos de história
digitalizados em seu site institucional. Desta forma, tal investigação permitiu que se
analisasse como o tema foi abordado nos livros didáticos de História selecionados e
se compreendesse as narrativas desenvolvidas por diferentes autores a partir do
contexto em que foram publicadas as obras. Os livros didáticos foram divididos por
décadas de publicação de modo a estabelecer as categorias de análise de conteúdo.
Assim, a partir da metodologia da análise de conteúdo, aplicada em 19 obras,
constatou-se que durante a Primeira República houve uma ampliação da abordagem
acerca da Abolição nas narrativas históricas didáticas. Além disso, é percebível que
cada autor abordou a temática contemplando diferentes aspectos, tais como: a
Abolição vista como uma data (13 de maio de 1888); a Abolição vista como fato
histórico protagonizado pelo ato da Princesa Isabel; a Abolição como um movimento;
a Abolição como resultado de ações parlamentares do Império, leis e abolicionistas; e
a Abolição vista como resultado de uma propaganda. A partir da análise das fontes é
possível notar que as narrativas apresentadas nos livros didáticos de História acerca
da Abolição da escravidão apresentam uma determinada compreensão da história
que contribuiu para perpetuar a ideia de que a população escravizada não teria
participado desse processo. Portanto, a história da Abolição nas narrativas didáticas
é construída, no período pesquisado, de modo que se compreenda a Abolição como
uma concessão à população negra. Os textos apresentados possuem a “experiência
do tempo” daqueles autores e editores que viveram no pós-abolição e escreveram sob
a influência historiográfica da época. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Manke, Lisiane Sias | |