Show simple item record

dc.creatorPinto, Patrícia Duarte
dc.date.accessioned2021-12-07T00:31:10Z
dc.date.available2021-12-06
dc.date.available2021-12-07T00:31:10Z
dc.date.issued2021-04-23
dc.identifier.citationPINTO, Patrícia Duarte. Narrativas da Abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de História (1889-1930). 2021. 145f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8089
dc.description.abstractThis study analyzes how the Abolition of slavery in Brazil was approached in History textbooks published between the years 1889-1930, observing the space granted to the theme in books and the social agents elected as protagonists in the narratives. To carry out the research, History textbooks were selected that had the content Abolition of slavery - in the following collections: History Textbook Collection from the History Teaching Laboratory (LEH / UFPEL); Documentation Center for the History of Education of the Faculty of Education (CEDOC / UFPEL); Hisales Memory and Research Center (History of Literacy, Reading, Writing and School Books); and the USP Teaching and Didactic material Laboratory (LEMAD), which makes digitized history textbooks available on its institutional website. In this way, this investigation allowed us to analyze how the theme had been approached in the selected History textbooks and to understand the narratives developed by different authors from the context in which the works were published. Textbooks were divided by decades of publication in order to establish the categories of content analysis. Thus, based on the content analysis methodology, apply in 19 works, it was found that during the First Republic there was an expansion of the approach to Abolition in didactic historical narratives. In addition, it is noticeable that each author addressed the theme with different aspects, such as: Abolition seen as a date (May 13, 1888); the Abolition seen as one that saw the historical fact starring the act of Princess Isabel; Abolition as a movement; Abolition as a result of parliamentary actions by the Empire, laws and abolitionists; and Abolition as a result of propaganda. From the analysis of the sources, it is possible to notice that the narratives presented in the History textbooks about the Abolition of slavery present a certain understanding of history that contributed to perpetuating the idea that the enslaved population would not have participated in this process. Therefore, the history of Abolition in didactic narratives is constructed, in the researched period, so that Abolition is understood as a concession to the black population. The texts presented have of the “experience of time” of those authors and editors who lived in the post-abolition and wrote under the historiographic influence of the time.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAboliçãopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectLivros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectAbolitionpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectHistory textbookspt_BR
dc.titleNarrativas da abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de história (1889-1930).pt_BR
dc.title.alternativeNarratives of the Abolition of slavery in Brazil in History textbook (1889-1930).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5465040053361077pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6912448656987357pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa como a Abolição da escravidão no Brasil foi abordada em livros didáticos de História publicados entre os anos de 1889-1930, observando o espaço concedido à temática nos livros e aos agentes sociais eleitos como protagonistas nas narrativas. Para a realização da pesquisa foram selecionados livros didáticos de História que possuíssem o conteúdo Abolição da escravidão nos seguintes acervos: Acervo de Livros Didáticos de História do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL); Centro de Documentação de História da Educação da Faculdade de Educação (CEDOC/UFPEL); Centro de Memória e pesquisa Hisales (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros escolares); e no Laboratório de ensino e material didático da USP (LEMAD), que disponibiliza livros didáticos de história digitalizados em seu site institucional. Desta forma, tal investigação permitiu que se analisasse como o tema foi abordado nos livros didáticos de História selecionados e se compreendesse as narrativas desenvolvidas por diferentes autores a partir do contexto em que foram publicadas as obras. Os livros didáticos foram divididos por décadas de publicação de modo a estabelecer as categorias de análise de conteúdo. Assim, a partir da metodologia da análise de conteúdo, aplicada em 19 obras, constatou-se que durante a Primeira República houve uma ampliação da abordagem acerca da Abolição nas narrativas históricas didáticas. Além disso, é percebível que cada autor abordou a temática contemplando diferentes aspectos, tais como: a Abolição vista como uma data (13 de maio de 1888); a Abolição vista como fato histórico protagonizado pelo ato da Princesa Isabel; a Abolição como um movimento; a Abolição como resultado de ações parlamentares do Império, leis e abolicionistas; e a Abolição vista como resultado de uma propaganda. A partir da análise das fontes é possível notar que as narrativas apresentadas nos livros didáticos de História acerca da Abolição da escravidão apresentam uma determinada compreensão da história que contribuiu para perpetuar a ideia de que a população escravizada não teria participado desse processo. Portanto, a história da Abolição nas narrativas didáticas é construída, no período pesquisado, de modo que se compreenda a Abolição como uma concessão à população negra. Os textos apresentados possuem a “experiência do tempo” daqueles autores e editores que viveram no pós-abolição e escreveram sob a influência historiográfica da época.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Manke, Lisiane Sias


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record