dc.creator | Lacerda, Léo Araújo | |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T23:34:35Z | |
dc.date.available | 2021-12-06 | |
dc.date.available | 2021-12-06T23:34:35Z | |
dc.date.issued | 2021-02-18 | |
dc.identifier.citation | LACERDA, Léo Araújo. Os conflitos étnico-religiosos em Castela durante o reinado de Alfonso X (1252-1284). 2021. 169f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8078 | |
dc.description.abstract | The present research seeks to offer an analysis of social differentiation
strategies that aimed at religious conversion, promoted by the Christian elite in
Castile and Leon, during the 13th century, materialized in clothing, pictorial
representations, definitions of devotional spaces and interethnic and
interreligious interdicts. - matrimonial and sexual -, which tended to be tactically
circumvented. The prevailing notion of tolerance did not necessarily include
legal equality, much less respect for the devotion of others. From the analysis of
literary and imagery documentation, at a secondary level, verses and
illuminations of the Marian songbook (Cantigas de Santa Maria, second half of
the 12th century), and legal (Fuero Real, 1255; Siete Partidas, 1256-1265)
produced in the reign of Alfonso X, the Sage, ruler of the Kingdoms of Castile
and Leon, between 1252 and 1284, it is intended to circumscribe religious
issues that are permeated by political aspects. The interpretation that is
exposed consists of an effort to highlight the tensions and conflicts underlying
the experience of Sephardic and Mudejar religious practices through Cantigas
that narrate the public destruction of images, blasphemy and Jewish
massacres, understood as processes pervaded by political interests not only
affiliated to the territorial expansionism driven by the Christian peninsular
conquest, as well as by the political and ideological project of establishing a
religious unity in medieval Iberia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfonso X | pt_BR |
dc.subject | Judeus | pt_BR |
dc.subject | Muçulmanos | pt_BR |
dc.subject | Castela e Leão | pt_BR |
dc.subject | Século XIII | pt_BR |
dc.subject | Jews | pt_BR |
dc.subject | Muslims | pt_BR |
dc.subject | Castile and Leon | pt_BR |
dc.subject | 13th century | pt_BR |
dc.title | Os conflitos étnico-religiosos em Castela durante o reinado de Alfonso X (1252-1284) | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethnic-religious conflicts in Castile during the reign of Alfonso X (1252-1284) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2806479062219307 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8072197385675534 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca oferecer uma análise das estratégias de
diferenciação social que objetivavam a conversão religiosa, promovida pela
elite cristã em Castela e Leão, durante o século XIII, materializadas em
vestimentas, representações pictóricas, definições dos espaços devocionais e
interditos interétnicos e inter-religiosos - matrimoniais e sexuais -, que
tenderam a ser burlados taticamente. A noção vigente de tolerância não
compreendia necessariamente a igualdade jurídica menos ainda o respeito à
devoção alheia. A partir da análise de documentação literária e imagética, em
um nível secundário, versos e iluminuras do cancioneiro mariano (Cantigas de
Santa Maria, segunda metade do século XII), e jurídica (Fuero Real, 1255;
Siete Partidas, 1256-1265) produzidas no reinado de Alfonso X, o Sábio,
governante dos Reinos de Castela e Leão, entre 1252 e 1284, pretende-se
circunscrever questões religiosas que são permeadas por aspectos políticos. A
interpretação que se expõe consiste no esforço de destacar as tensões e
conflitos subjacentes à vivência de práticas religiosas de sefarditas e
mudéjares através de Cantigas que narram à destruição pública de imagens, a
blasfêmia e massacres judaicos, entendido como processos perpassados por
interesses políticos não só filiados ao expansionismo territorial conduzido pela
conquista peninsular cristã, como também pelo projeto político-ideológico
afonsino de instituir uma unidade religiosa a Ibéria medieval. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Daniele Gallindo | |