Mostrar registro simples

dc.creatorCunha, Aline Lemos da
dc.date.accessioned2021-06-26T00:59:24Z
dc.date.available2021-06-25
dc.date.available2021-06-26T00:59:24Z
dc.date.issued2005-08-26
dc.identifier.citationCUNHA, Aline Lemos da. Narrativas entrelaçadas: conversando sobre leituras e lembranças de escola com mulheres que se "encontram" em um salão de beleza de cultura afro. Pelotas, 2005. 151f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7806
dc.description.abstractThis work presents reflections about a research realized in the Education Master Degree at UFPel, which has developed in Afro Culture beauty salon, located in Rio Grande. It had a focus on perceiving, by the narrative of three women, readings and memories from their school ages, interrupted by several reasons. The narratives show reasons that have influenced the process of leave school. For example we point the necessity of sustenance, implicitly or explicitly. Each woman talked about her daily-learning process through non-formal experiences. Then, with the complex dealings with hair, they recognize a society that imposes standards. The announce their dreams even that these dreams were not built by a formal knowledge, the show the school as a significant and dreamed place to be, differently from the women everyday experiences. I show possible reflections about the non-neutral inherent in the research about Education. It points methodological ways to conceive the Education, through the report of my experience and reflection with these women. I also present combined and trans-created narratives from Afro-Brazilian women that walked by a way of non-formal knowledge. The report memories and readings which are collected in mind. Differently from the researcher, because at the research moment I was collecting information, I consider the school process as a bridge to the objective established by my dreams and desires, these women had the experience of school just a passage. There are stories which are forked in a specific moment, but by the nearness with the Afro-Brazilian Culture, they get together, and it happens because the connection with the curly hair. To understand the reasons of these readings it is fundamental to perceive that this kind of everyday life is generating knowledge and possibilities of analysis. So, this research tries to establish a dialogue with women without other intention and it also tries to extend the restricted sight that these women built.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEstudos étnicospt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectEthnic studiespt_BR
dc.titleNarrativas entrelaçadas: conversando sobre leituras e lembranças de escola com mulheres que se "encontram" em um salão de beleza de cultura afro.pt_BR
dc.title.alternativeIntertwined narratives: talking about school readings and memories with women who "meet" in an Afro-culture beauty salon.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8695102704001890pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz reflexões tecidas em uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação da UFPel, a qual, desenvolvida em um Salão de Beleza de Cultura Afro, na cidade do Rio Grande, teve como foco perceber, nas narrativas de três mulheres, leituras e lembranças do seu processo de escolarização, interrompido por motivos diversos. Nas narrativas demonstram motivos que influenciaram essa saída da escola e dentre eles destacam a necessidade de sustento, implícita ou explicitamente. Cada mulher, fala sobre suas aprendizagens diárias, realizadas em experiências não-formais. Na complexa vivência com os cabelos, deixam visível o reconhecimento de uma sociedade que institui padrões. Anunciam seus sonhos, os quais, mesmo que nem sempre sejam construídos pela via do conhecimento formal, retratam a escola como um lugar almejado e significativo, contraditoriamente à sua experiência cotidiana. Trago reflexões possíveis, sobre a não-neutralidade inerente à pesquisa em educação, apontando caminhos metodológicos para concebê-la, relatando minha experiência e reflexão com as mulheres. Apresento narrativas entrelaçadas e “transcriadas”, de mulheres afro-brasileiras que trilharam seus caminhos pela via do conhecimento não-formal, relatando lembranças e leituras de escola que se encontram amalgamadas. Diferente da pesquisadora, que, no momento da pesquisa, tem o processo de escolarização como ponte para a objetivação de seus sonhos e desejos, estas mulheres tiveram a escola como uma passagem. Histórias que se bifurcam em determinado momento, mas que, pela proximidade com raízes afro-brasileiras se entrelaçam, e isto pela simples convivência com o cabelo crespo. Fundamental para compreender as razões destas leituras é perceber que as vivências cotidianas são geradoras de conhecimento e possibilidades de análise. A referida pesquisa, procura, através dos pilares da pesquisa participante, dialogar com mulheres e, sem intenções messiânicas, dar voz a quem tem sua visibilidade restrita à coletividade que construiu.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ghiggi, Gomercindo


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples