Cenas do palco invisível: os matriciamentos que tecem a formação dos educadores da cena teatral das escolas pelotenses.
Abstract
Esta pesquisa busca investigar os matriciamentos que potencializam o
trajeto de professores que trabalham com ensino de teatro nas escolas de Pelotas,
RS, Brasil, sob a perspectiva do imaginário. O estudo tem sua gênese nas narrativas
de quatro professoras que atuam nas redes de ensino pública e privada, da cidade
de Pelotas, desenvolvido no período compreendido entre 2004 e 2005. Das
narrativas emergiram núcleos de sentido que possibilitaram visualizar a prática
dessas professoras e compreender a complexidade deste fazer – o ensino de teatro
na escola como Palco Invisível –. Esses núcleos trouxeram à luz os movimentos
empreendidos na trajetória e formação das referidas educadoras. Em tal percurso a
corporeidade, o prazer e a alegria na educação, aparecem imbricados em questões
vivenciais, sociais e culturais. Esta leitura e investigação foram possíveis,
fundamentalmente, a partir de estudos do campo do imaginário e os conteúdos que
daí advém, bem como dos aportes sobre o ensino de teatro na escola. Dentre os
autores que ajudaram a compor essa tecedura, citaria Gilbert Durand, Lúcia Peres,
Ingrid Koudela e Richard Courtney, entre outros, não menos importantes. Nesse
sentido, elaboro este constructo teórico no intuito de tornar visível as Cenas do
Palco Invisível.
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