O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular.
Resumo
Esta pesquisa buscou erigir uma reflexão baseada na dialética, uma vez que ela
permite considerar e compreender as formas de produção do conhecimento por
meio da pesquisa participante e da pesquisa formação, pelo viés das histórias de
vida, articulando pesquisa e análise dos dados. O disparador desta pesquisa foi
pensar o artesanato como uma ferramenta política pedagógica através dos
contributos da pedagogia feminista e da educação popular num espaço informal de
educação, nesse caso um assentamento do MST no extremo sul do Brasil. Além
disso, tentar contribuir para a humanização dos sujeitos, anunciando e denunciando
a opressão vivida pelas mulheres do campo, entre elas as assentadas do MST, no
processo de luta pela terra e pela reforma agrária até os dias atuais,
compreendendo que as dificuldades não cessam quando recebem o lote. O objetivo
geral do estudo foi perceber como se dá o processo de empoderamento das
mulheres através das oficinas de artesanato, refletindo com elas como elas
elaboram o “artesanato de si”: partindo das contribuições da pedagogia feminista e
da educação popular para a (re)significação de saberes e conhecimentos, num
processo político pedagógico de artesanar. No referencial teórico busquei
contributos de Sennett, Bartra, Freire, Brandão, Caldart, Paludo, Safiotti, Cisne,
Gohn, Lagarde y de Los Ríos, Hirata, Ochoa, Perrot, Engels, Josso, Eggert, Silva
entre outras e outros, articulando conhecimento empírico e conhecimento
sistematizado, proporcionando reflexões e sistematizações sobre a práxis educativa
e de existência. Dentre os resultados importantes tem-se a valorização e a
contribuição do artesanato como uma ferramenta política, no processo de tomada de
consciência de si, como sujeito histórico no real sentido político da educação, além
de um elemento símbolo da resistência, da ousadia, de existir no e com o mundo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: