Show simple item record

dc.creatorLemos, Nicolle Eloisa
dc.date.accessioned2021-05-19T23:49:56Z
dc.date.available2021-05-19
dc.date.available2021-05-19T23:49:56Z
dc.date.issued2020-09-11
dc.identifier.citationLEMOS, Nicolle Eloisa. Nietzsche e a natureza humana: da moral como contranatureza à naturalização do homem. Orientador: Clademir Luís Araldi. 2020. 200f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7551
dc.description.abstractThe present dissertation, from a critical immanent analysis seeks to investigate from the Nietzschean critical project morals as counternature to the constructive project of his late philosophy, the naturalizatio of man from a guideline to be known, the humam nature. In a first moment we will try to ascertain morals as a counternature. Proceeding with the genealogical procedure proposed by Nietzsche, therefore, to assess the moral values from their provenance and the consequences that cause the totality of life. As the concept itself suggests, morals is a counternature as it prescribes the castration of our natural instincts, impressing man to a moral order of the world that submits him to concepts such as bad conscience, guilty and self-deprecation. As Nietzsche's Critics to morals radicalizes, redeeming man from his own deprecated nature there is the radicalization of Nihiilism that its forming of values of modern conscience was based on nothing. Without God or any metaphysical concept to fundament the values, Nietzsche puts himself responsible for the great task of establish the news conditions of existence in whats humanity will be based on. Thus these new conditions require a naturalization of man from three differente perspectives: a new concept of human nature, a naturalized moral and a way for man to be able to base himself in the new conditions proposed by the Philosopher.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNatureza humanapt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectContranaturezapt_BR
dc.subjectNaturalizaçãopt_BR
dc.subjectNaturalismopt_BR
dc.subjectHuman naturept_BR
dc.subjectMoralspt_BR
dc.subjectCounternaturept_BR
dc.subjectNaturalizationpt_BR
dc.subjectNaturalismpt_BR
dc.titleNietzsche e a natureza humana: da moral como contranatureza à naturalização do homem.pt_BR
dc.title.alternativeNietzsche and the human nature: from morals as counternature to the naturalization of man.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2412697952731424pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9512892707756969pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, partindo de uma análise crítico-imanente, busca investigar do projeto crítico nietzschiano, a moral como contranatureza, ao projeto construtivo de sua filosofia tardia, a naturalização do homem, a partir de um fio condutor, a saber, a natureza humana. Desse modo, no primeiro momento averiguaremos a moral como contranatureza, procedendo com o empreendimento genealógico proposto por Nietzsche, isto é, avaliar os valores morais partindo de sua proveniência e as consequências que acarretam à totalidade da vida. Como o próprio conceito sugere, a moral é contranatureza à medida que prescreve a castração de nossos instintos naturais, subscrevendo o homem a uma ordem moral do mundo que o submete a conceitos como má consciência, culpa e autodesprezo. À medida que se radicaliza a crítica de Nietzsche à moral, redimindo o homem de sua própria natureza depreciada, há a radicalização do niilismo enquanto a tomada de consciência moderna de que os seus valores se assentavam no nada. Sem Deus ou qualquer princípio metafísico para fundamentar os valores, Nietzsche se coloca como o responsável pela grande tarefa de estabelecer as novas condições de existência que estará alicerçada a humanidade. Essas novas condições, portanto, requerem a naturalização do homem em três diferentes ângulos: uma nova concepção de natureza humana, uma moral naturalizada e um meio para que o homem possa se assentar nas novas condições propostas pelo filósofo.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Araldi, Clademir Luís


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record