dc.creator | Lemos, Nicolle Eloisa | |
dc.date.accessioned | 2021-05-19T23:49:56Z | |
dc.date.available | 2021-05-19 | |
dc.date.available | 2021-05-19T23:49:56Z | |
dc.date.issued | 2020-09-11 | |
dc.identifier.citation | LEMOS, Nicolle Eloisa. Nietzsche e a natureza humana: da moral como contranatureza à naturalização do homem. Orientador: Clademir Luís Araldi. 2020. 200f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7551 | |
dc.description.abstract | The present dissertation, from a critical immanent analysis seeks to investigate from
the Nietzschean critical project morals as counternature to the constructive project of
his late philosophy, the naturalizatio of man from a guideline to be known, the humam
nature. In a first moment we will try to ascertain morals as a counternature. Proceeding
with the genealogical procedure proposed by Nietzsche, therefore, to assess the moral
values from their provenance and the consequences that cause the totality of life. As
the concept itself suggests, morals is a counternature as it prescribes the castration of
our natural instincts, impressing man to a moral order of the world that submits him to
concepts such as bad conscience, guilty and self-deprecation. As Nietzsche's Critics
to morals radicalizes, redeeming man from his own deprecated nature there is the
radicalization of Nihiilism that its forming of values of modern conscience was based
on nothing. Without God or any metaphysical concept to fundament the values,
Nietzsche puts himself responsible for the great task of establish the news conditions
of existence in whats humanity will be based on. Thus these new conditions require a
naturalization of man from three differente perspectives: a new concept of human
nature, a naturalized moral and a way for man to be able to base himself in the new
conditions proposed by the Philosopher. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Natureza humana | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.subject | Contranatureza | pt_BR |
dc.subject | Naturalização | pt_BR |
dc.subject | Naturalismo | pt_BR |
dc.subject | Human nature | pt_BR |
dc.subject | Morals | pt_BR |
dc.subject | Counternature | pt_BR |
dc.subject | Naturalization | pt_BR |
dc.subject | Naturalism | pt_BR |
dc.title | Nietzsche e a natureza humana: da moral como contranatureza à naturalização do homem. | pt_BR |
dc.title.alternative | Nietzsche and the human nature: from morals as counternature to the naturalization of man. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2412697952731424 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9512892707756969 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação, partindo de uma análise crítico-imanente, busca investigar do
projeto crítico nietzschiano, a moral como contranatureza, ao projeto construtivo de
sua filosofia tardia, a naturalização do homem, a partir de um fio condutor, a saber, a
natureza humana. Desse modo, no primeiro momento averiguaremos a moral como
contranatureza, procedendo com o empreendimento genealógico proposto por
Nietzsche, isto é, avaliar os valores morais partindo de sua proveniência e as
consequências que acarretam à totalidade da vida. Como o próprio conceito sugere,
a moral é contranatureza à medida que prescreve a castração de nossos instintos
naturais, subscrevendo o homem a uma ordem moral do mundo que o submete a
conceitos como má consciência, culpa e autodesprezo. À medida que se radicaliza a
crítica de Nietzsche à moral, redimindo o homem de sua própria natureza depreciada,
há a radicalização do niilismo enquanto a tomada de consciência moderna de que os
seus valores se assentavam no nada. Sem Deus ou qualquer princípio metafísico para
fundamentar os valores, Nietzsche se coloca como o responsável pela grande tarefa
de estabelecer as novas condições de existência que estará alicerçada a humanidade.
Essas novas condições, portanto, requerem a naturalização do homem em três
diferentes ângulos: uma nova concepção de natureza humana, uma moral
naturalizada e um meio para que o homem possa se assentar nas novas condições
propostas pelo filósofo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araldi, Clademir Luís | |