Show simple item record

dc.creatorSilva, Bruna Schneid da
dc.date.accessioned2021-05-19T23:47:13Z
dc.date.available2021-05-19
dc.date.available2021-05-19T23:47:13Z
dc.date.issued2020-10-19
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Schneid da. Sobre a confiabilidade das intuições para sustentar premissas de argumentos filosóficos. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7544
dc.description.abstractIntuitions play a peculiar part in philosophical enquiry, either serving as evidence for the premises in philosophical arguments, or as judgements obtained as a result of hypothetical cases. Its probative status, however, is quite controversial. With that in mind, we intend to investigate whether intuitions are a reliable tool for philosophical enquiry. Some questions must be addressed in order to understand the probative status of intuitions. Contemporary philosophers seek to investigate the role of intuitions in establishing philosophy’s autonomous and authoritative quality. Intuitions may be understood as a priori, which places them in an autonomous and authoritative relation to science. They may also be understood as posteriori, which places them in a relation of continuity with the sciences. Some authors that support an a priori perspective, on one hand, understand the ontology of the intuitions as the possession of concepts of classification. On the other hand, authors that support a posteriori perspective understand this ontology as natural types. The characterization of intuitions either as possession of a concept or as natural types, results in the support of positive or negative perspectives of the use of intuitions. We will argue here that intuitions are basic sources of knowledge which are classified accordingly when the agent possesses the determining concept. In this sense, we will propose through a reading (of Alvin Goldman) that the reliability of the intuitions is found through second order investigations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectConfiabilidadept_BR
dc.subjectEvidênciapt_BR
dc.subjectJulgamentopt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectIntuitionpt_BR
dc.subjectReliabilitypt_BR
dc.subjectEvidencept_BR
dc.subjectJudgmentpt_BR
dc.titleSobre a confiabilidade das intuições para sustentar premissas de argumentos filosóficos.pt_BR
dc.title.alternativeOn the reliability of intuitions to sustain assumptions philosophical arguments.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4837891956296814pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7477981517627461pt_BR
dc.description.resumoAs intuições desempenham um papel peculiar na atividade filosófica seja enquanto evidências para premissas de argumentos filosóficos, seja enquanto julgamentos obtidos como resultados de casos hipotéticos. Seu status probatório, contudo, é bastante controverso. Nosso objetivo neste trabalho é de analisar se as intuições são um instrumento confiável para a prática filosófica. Algumas questões precisam ser desenvolvidas para esclarecer o status probatório das intuições. Os filósofos contemporâneos buscam investigar o papel que as intuições adquirem ao denotar um caráter autônomo e autoritativo para a filosofia. As intuições podem ser compreendidas enquanto a priori, o que as coloca em uma relação autoritativa e autônoma à ciência. Podendo ainda, serem compreendidas enquanto a posteriori o que as coloca em uma relação de continuidade com as ciências. Alguns autores que endossam a perspectiva a priori compreendem a ontologia das intuições enquanto a posse de conceitos de classificação. Enquanto alguns autores que defendem a perspectiva a posteriori compreendem a ontologia das intuições enquanto "tipos naturais". A caracterização das intuições seja enquanto posse de conceito, seja enquanto tipos naturais faz com que os autores defendam perspectivas positivas ou negativas a respeito do uso de intuições. Defenderemos aqui que as intuições são fontes básicas de conhecimento que são classificadas adequadamente quando o agente possui o conceito determinante. Nesse sentido, defenderemos (com Alvin Goldman) que a confiabilidade das intuições dar-se-á através de investigações de segunda ordem.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Juliano Santos do


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record