dc.creator | Silva, Bruna Schneid da | |
dc.date.accessioned | 2021-05-19T23:47:13Z | |
dc.date.available | 2021-05-19 | |
dc.date.available | 2021-05-19T23:47:13Z | |
dc.date.issued | 2020-10-19 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Schneid da. Sobre a confiabilidade das intuições para sustentar premissas de argumentos filosóficos. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7544 | |
dc.description.abstract | Intuitions play a peculiar part in philosophical enquiry, either serving as evidence
for the premises in philosophical arguments, or as judgements obtained as a
result of hypothetical cases. Its probative status, however, is quite controversial.
With that in mind, we intend to investigate whether intuitions are a reliable tool for
philosophical enquiry. Some questions must be addressed in order to understand
the probative status of intuitions. Contemporary philosophers seek to investigate
the role of intuitions in establishing philosophy’s autonomous and authoritative
quality. Intuitions may be understood as a priori, which places them in an
autonomous and authoritative relation to science. They may also be understood
as posteriori, which places them in a relation of continuity with the sciences.
Some authors that support an a priori perspective, on one hand, understand the
ontology of the intuitions as the possession of concepts of classification. On the
other hand, authors that support a posteriori perspective understand this ontology
as natural types. The characterization of intuitions either as possession of a
concept or as natural types, results in the support of positive or negative
perspectives of the use of intuitions. We will argue here that intuitions are basic
sources of knowledge which are classified accordingly when the agent possesses
the determining concept. In this sense, we will propose through a reading (of Alvin
Goldman) that the reliability of the intuitions is found through second order
investigations. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Intuição | pt_BR |
dc.subject | Confiabilidade | pt_BR |
dc.subject | Evidência | pt_BR |
dc.subject | Julgamento | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Intuition | pt_BR |
dc.subject | Reliability | pt_BR |
dc.subject | Evidence | pt_BR |
dc.subject | Judgment | pt_BR |
dc.title | Sobre a confiabilidade das intuições para sustentar premissas de argumentos filosóficos. | pt_BR |
dc.title.alternative | On the reliability of intuitions to sustain assumptions philosophical arguments. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4837891956296814 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7477981517627461 | pt_BR |
dc.description.resumo | As intuições desempenham um papel peculiar na atividade filosófica seja
enquanto evidências para premissas de argumentos filosóficos, seja enquanto
julgamentos obtidos como resultados de casos hipotéticos. Seu status
probatório, contudo, é bastante controverso. Nosso objetivo neste trabalho é de
analisar se as intuições são um instrumento confiável para a prática filosófica.
Algumas questões precisam ser desenvolvidas para esclarecer o status
probatório das intuições. Os filósofos contemporâneos buscam investigar o papel
que as intuições adquirem ao denotar um caráter autônomo e autoritativo para a
filosofia. As intuições podem ser compreendidas enquanto a priori, o que as
coloca em uma relação autoritativa e autônoma à ciência. Podendo ainda, serem
compreendidas enquanto a posteriori o que as coloca em uma relação de
continuidade com as ciências. Alguns autores que endossam a perspectiva a
priori compreendem a ontologia das intuições enquanto a posse de conceitos de
classificação. Enquanto alguns autores que defendem a perspectiva a posteriori
compreendem a ontologia das intuições enquanto "tipos naturais". A
caracterização das intuições seja enquanto posse de conceito, seja enquanto
tipos naturais faz com que os autores defendam perspectivas positivas ou
negativas a respeito do uso de intuições. Defenderemos aqui que as intuições
são fontes básicas de conhecimento que são classificadas adequadamente
quando o agente possui o conceito determinante. Nesse sentido, defenderemos
(com Alvin Goldman) que a confiabilidade das intuições dar-se-á através de
investigações de segunda ordem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carmo, Juliano Santos do | |