Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRodrigues, Raul Rubira
dc.date.accessioned2021-03-16T00:56:16Z
dc.date.available2020-03-14
dc.date.available2021-03-16T00:56:16Z
dc.date.issued2020-09-18
dc.identifier.citationRODRIGUES, Raul Rubira. Apropriação Espacial e Formação Universitária: Uma análise das práticas espaciais dos estudantes do curso de Geografia da UFPel. 2020. 74f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7263
dc.description.abstractThe present work brings up a contribution in relation to the discussions on spatial practices related to the process of spatial appropriation in the university environment. As a general objective, we sought to analyze the contribution of spatial practices to the spatial appropriation of Geography students at the Federal University of Pelotas, before university spaces. The specific objectives of the research focused on: identifying which spatial practices are recurrent in students' daily lives, assessing which elements or factors contribute or not to spatial appropriation in the university environment; problematize these practices and spatial appropriation, as well as their contribution to the education of Geography students. To achieve these goals, reflections on spatial practices and spatial appropriation were used, relating these, Geography and space, with contributions from authors such as, Lefebvre (2006), Harvey (2012), Souza (2016) and Moreira (2017). This bibliographic contribution was the foundation that led to the reflections for the case study. Thus, data collection was based on the application of an online questionnaire, in order to analyze data related to spatial practices of students of Geography - UFPel. As a result, it was obtained that, the practices are an inexhaustible and primordial source of relationships that generate the spatial appropriation, whether this appropriation is negative or positive (in the view of the appropriator). And physical factors of space such as: architectural characteristics, mobility and structure are as important as the subjective factors of social relations, such as: interaction between students and teachers, study groups, events and event organizations. Thus, it is through spatial practices that social actions are formed that build the hierarchical and dynamic universe of Geography students at the Federal University of Pelotas. Thus, it is thought that research can contribute to the segment of this recent geographical discussion about spatial practices, showing that they are constant contributors to the process of spatial appropriation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPráticas espaciaispt_BR
dc.subjectApropriação espacialpt_BR
dc.subjectAmbiente educacionalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSpatial practicespt_BR
dc.subjectSpatial appropriationpt_BR
dc.subjectEducational environmentpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.titleApropriação espacial e formação universitária: uma análise das práticas espaciais dos estudantes do curso de geografia da UFPelpt_BR
dc.title.alternativeSpatial appropriation and university education: an analysis of the spatial practices of students in the geography course at UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3080960458913994pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5122075802019310pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlos, Lígia Cardoso
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6058487579514784pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz à tona uma contribuição em relação as discussões sobre as práticas espaciais relacionadas ao processo de apropriação espacial no ambiente universitário. Como objetivo geral, buscou-se analisar a contribuição das práticas espaciais para a apropriação espacial dos alunos de Geografia da Universidade Federal de Pelotas perante os espaços universitários. Os objetivos específicos da pesquisa focaram-se em: identificar quais as práticas espaciais são recorrentes no dia a dia dos alunos, avaliando quais os elementos ou fatores que contribuem ou não para a apropriação espacial no ambiente universitário; problematizar essas práticas e a apropriação espacial, bem como, sua contribuição na formação dos alunos de Geografia. Para alcançar esses objetivos, usou-se reflexões acerca das práticas espaciais e da apropriação espacial, relacionando estes a Geografia e ao espaço, tendo as contribuições de autores como Lefebvre (2006), Harvey (2012), Souza (2016) e Moreira (2017). Esse aporte bibliográfico foi alicerce que conduziu as reflexões para o estudo de caso. Assim, a coleta de dados se baseou na aplicação de um questionário online, a fim de analisar dados relativos as práticas espaciais dos alunos da Geografia – UFPel. Como resultados, obteve-se que as práticas são uma fonte inesgotável e primordial de relações que geram a apropriação espacial, seja essa apropriação negativa ou positiva (na ótica do apropriador). E fatores físicos do espaço como: características arquitetônicas, mobilidade e estrutura são tão importantes quanto os fatores subjetivos das relações sociais, como: interação entre alunos e professores, grupos de estudos, eventos e organizações de eventos. Deste modo, são através das práticas espaciais que se formam ações sociais que constroem o universo hierárquico e dinâmico dos alunos da Geografia na Universidade Federal de Pelotas. Assim, pensa-se que a pesquisa pode contribuir no segmento desta discussão geográfica recente acerca das práticas espaciais, mostrando que estas são constantes contribuintes no processo de apropriação espacial.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesRODRIGUES, Raul Rubira. Apropriação Espacial e Formação Universitária: Uma análise das práticas espaciais dos estudantes do curso de Geografia da UFPel. 2020. 74f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.contributor.advisor1Spironello, Rosangela Lurdes


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem