Show simple item record

dc.creatorPereira, Lisiane Beltrão
dc.date.accessioned2021-01-26T23:47:54Z
dc.date.available2021-01-26
dc.date.available2021-01-26T23:47:54Z
dc.date.issued2020-04-29
dc.identifier.citationPEREIRA, Lisiane Beltrão. Práticas de resistência e atuação política do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS no período final da ditadura civil - militar (1979 a 1984). 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6914
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the political trajectory and action of the Teachers’ Union of the State of Rio Grande do Sul – CPERS, trying to identify the resistance practice of primary and secondary education teachers associated to the union during the dictatorial regime after the 1964 Coup, focusing on the so-called opening years between 1979 and 1984. The main sources analyzed were: the journal Magister and the newsletters produced by the union as well as the minutes of the union meetings. The meaning of resistance that supports the present research is that there are several forms to have the resistance manifested according to the context experienced. Thus, the purpose was to deepen the study aiming at understanding how the resistance of state teachers occurred during the final period of civil-military dictatorship in Brazil. It was possible to identify that this occurred through several practices, such as the strike of 1979, and the shutdowns of 1980 and 1982; the union assemblies with a relevant number of teachers, many carried out at the auditorium of the state Legislative Council; the increase in the number of union members; the expansion of the union through creating centers in the interior of the state; the publication in the journal Magister and in the newsletters; the mobilization campaign and the union of the class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCPERSpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
dc.subjectMobilização de professorespt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectMobilization of teacherspt_BR
dc.titlePráticas de resistência e atuação política do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS no período final da ditadura civil–militar (1979 a 1984).pt_BR
dc.title.alternativeResistance practices and political action of the Teachers' Center of the State of Rio Grande do Sul - CPERS in the final period of the civil-military dictatorship (1979 to 1984).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3242438350665825pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6912448656987357pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gasparotto, Alessandra
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989448073415959pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a trajetória e a atuação política do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS, procurando identificar as práticas de resistência dos professores do ensino primário e secundário associados à entidade durante o fim do regime ditatorial após o Golpe de 1964, tendo foco no período dito de abertura, entre os anos de 1979 e 1984. As principais fontes analisadas foram: o jornal Magister e os Boletins produzidos pela entidade, bem como as atas das assembleias da entidade. O significado de resistência que embasa a presente pesquisa é o de que existem diversas formas desta ser manifestada de acordo com o contexto vivido. Neste sentido, buscou-se aprofundar o estudo visando compreender de que forma se deu a resistência dos professores estaduais durante o período final da ditadura civil - militar no Brasil. Foi possível identificar que ocorreu por meio de diversas práticas, como a greve de 1979 e as paralisações de 1980 e 1982; as assembleias da categoria com grande número de professores, muitas delas realizadas no auditório da Assembleia Legislativa do estado; o aumento no número de associados na entidade; a expansão da entidade por meio da criação de núcleos no interior do estado; as publicações contidas no Jornal Magister e no Boletim; a campanha de mobilização e a criação de uma comissão de mobilização, e da união da categoria.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Manke, Lisiane Sias


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record