dc.creator | Dourado, Adriana Akemi Takahashi | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T00:46:17Z | |
dc.date.available | 2020-09-21 | |
dc.date.available | 2020-10-06T00:46:17Z | |
dc.date.issued | 2015-04-27 | |
dc.identifier.citation | DOURADO, Adriana Akemi Takahashi. O ensino da atividade física para a saúde no currículo dos cursos de medicina: o panorama brasileiro. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6529 | |
dc.description.abstract | The importance of physical activity as a strategy for
improving the population's quality of life. However, studies report that
advice on this subject from doctors is low,
point to specific lack of knowledge in the area as being one of the main
barriers. Authors therefore indicate that the appropriate time for teaching this
information would be throughout graduation. The aim of the present study is to describe
the presence of content related to "physical activity" and / or "physical exercise"
in the curricula of Brazilian medical courses. This is a descriptive study,
of the census type, carried out through document analysis available online, on the websites
institutional aspects of medical courses in the country. We identified 233 medical courses
functioning, according to the Ministry of Education and Culture. In 67.8%
(n = 158) of the courses, it was possible to evaluate the curriculum content based on the material
available. It was observed that 12% of the courses present in their grades
curricula, menus or pedagogical project, content related to "activity
physical activity "and / or" physical exercise ". We also find that this teaching is more frequent
in courses belonging to public education institutions when
compared to the private network (21.5% vs. 5.4%; p = 0.002). Teaching about
Physical activity in Brazilian medical courses is low,
the need to adapt curricula to relevant topics such as the benefits
physical activity at the individual and population level, since physicians
have, in their professional role, fundamental importance in health promotion
collective. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Atividade motora | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Aconselhamento | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Motor activity | pt_BR |
dc.subject | Medical education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Counseling | pt_BR |
dc.subject | Health promotion | pt_BR |
dc.title | O ensino da atividade física para a saúde no currículo dos cursos de medicina: o panorama brasileiro. | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of physical activity for health in the curriculum of medical courses: the brazilian panorama. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2433988599342535 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4249241054529535 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Hallal, Pedro Rodrigues Curi | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3211152266266081 | pt_BR |
dc.description.resumo | É amplamente evidenciada a importância da atividade física como estratégia para
melhoria da qualidade de vida da população. Entretanto, estudos relatam que ainda
é baixo o aconselhamento sobre este assunto por parte dos médicos, os quais
apontam o desconhecimento específico na área como sendo uma das principais
barreiras. Autores indicam portanto, que o momento adequado para o ensino desta
informação seria ao longo da graduação. O objetivo do presente estudo é descrever
a presença de conteúdos relacionados à "atividade física" e/ou ao "exercício físico"
nos currículos dos cursos de medicina brasileiros. Trata-se de um estudo descritivo,
do tipo censo, realizado através de análise documental disponível online, nos sites
institucionais dos cursos de medicina do país. Identificamos 233 cursos de medicina
em funcionamento, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura. Em 67,8%
(n=158) dos cursos, foi possível avaliar o conteúdo curricular com base no material
disponível. Foi observado que 12% dos cursos apresentam em suas grades
curriculares, ementas ou projeto pedagógico, conteúdos relacionados à "atividade
física" e/ou ao "exercício físico". Verificamos ainda que este ensino é mais frequente
em cursos pertencentes às instituições de ensino da rede pública quando
comparados aos da rede privada (21,5% vs. 5,4%; p=0,002). O ensino sobre
atividade física nos cursos de medicina brasileiros é baixo, sendo indicada a
necessidade da adequação dos currículos a temas de relevância como os benefícios
da atividade física em nível individual e populacional, uma vez que os médicos
detêm, em seu papel profissional, fundamental importância na promoção da saúde
coletiva. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Siqueira, Fernando Carlos Vinholes | |