Mostrar registro simples

dc.creatorDourado, Adriana Akemi Takahashi
dc.date.accessioned2020-10-06T00:46:17Z
dc.date.available2020-09-21
dc.date.available2020-10-06T00:46:17Z
dc.date.issued2015-04-27
dc.identifier.citationDOURADO, Adriana Akemi Takahashi. O ensino da atividade física para a saúde no currículo dos cursos de medicina: o panorama brasileiro. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6529
dc.description.abstractThe importance of physical activity as a strategy for improving the population's quality of life. However, studies report that advice on this subject from doctors is low, point to specific lack of knowledge in the area as being one of the main barriers. Authors therefore indicate that the appropriate time for teaching this information would be throughout graduation. The aim of the present study is to describe the presence of content related to "physical activity" and / or "physical exercise" in the curricula of Brazilian medical courses. This is a descriptive study, of the census type, carried out through document analysis available online, on the websites institutional aspects of medical courses in the country. We identified 233 medical courses functioning, according to the Ministry of Education and Culture. In 67.8% (n = 158) of the courses, it was possible to evaluate the curriculum content based on the material available. It was observed that 12% of the courses present in their grades curricula, menus or pedagogical project, content related to "activity physical activity "and / or" physical exercise ". We also find that this teaching is more frequent in courses belonging to public education institutions when compared to the private network (21.5% vs. 5.4%; p = 0.002). Teaching about Physical activity in Brazilian medical courses is low, the need to adapt curricula to relevant topics such as the benefits physical activity at the individual and population level, since physicians have, in their professional role, fundamental importance in health promotion collective.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAconselhamentopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectMotor activitypt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectCounselingpt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.titleO ensino da atividade física para a saúde no currículo dos cursos de medicina: o panorama brasileiro.pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of physical activity for health in the curriculum of medical courses: the brazilian panorama.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2433988599342535pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4249241054529535pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hallal, Pedro Rodrigues Curi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211152266266081pt_BR
dc.description.resumoÉ amplamente evidenciada a importância da atividade física como estratégia para melhoria da qualidade de vida da população. Entretanto, estudos relatam que ainda é baixo o aconselhamento sobre este assunto por parte dos médicos, os quais apontam o desconhecimento específico na área como sendo uma das principais barreiras. Autores indicam portanto, que o momento adequado para o ensino desta informação seria ao longo da graduação. O objetivo do presente estudo é descrever a presença de conteúdos relacionados à "atividade física" e/ou ao "exercício físico" nos currículos dos cursos de medicina brasileiros. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo censo, realizado através de análise documental disponível online, nos sites institucionais dos cursos de medicina do país. Identificamos 233 cursos de medicina em funcionamento, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura. Em 67,8% (n=158) dos cursos, foi possível avaliar o conteúdo curricular com base no material disponível. Foi observado que 12% dos cursos apresentam em suas grades curriculares, ementas ou projeto pedagógico, conteúdos relacionados à "atividade física" e/ou ao "exercício físico". Verificamos ainda que este ensino é mais frequente em cursos pertencentes às instituições de ensino da rede pública quando comparados aos da rede privada (21,5% vs. 5,4%; p=0,002). O ensino sobre atividade física nos cursos de medicina brasileiros é baixo, sendo indicada a necessidade da adequação dos currículos a temas de relevância como os benefícios da atividade física em nível individual e populacional, uma vez que os médicos detêm, em seu papel profissional, fundamental importância na promoção da saúde coletiva.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Fernando Carlos Vinholes


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples