dc.creator | Bastianello, Elaine Maria Tonini | |
dc.date.accessioned | 2020-09-16T14:30:10Z | |
dc.date.available | 2020-09-11 | |
dc.date.available | 2020-09-16T14:30:10Z | |
dc.date.issued | 2010-05-12 | |
dc.identifier.citation | BASTIANELLO, Elaine Maria Tonini. Os monumentos funerários do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé e seus significados culturais memória pública, étnica e artefactual (1858-1950). 2010. 169f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6506 | |
dc.description.abstract | The main goal of this research named "The funerary monuments of Santa Casa
de Caridade de Bagé Cemetery and its cultural meanings: public, ethnical and
artefactual memory (1858-1950)" is to study the social aspects of the city memory
engraved in the tombs and in the first division of the funerary field of this cemetery.
The study started by searching to comprehend the treatment given to the dead in the
christian traditional faith in the european continent as well as in Brazil. Therefore, it
analyzes the meaning of the burial practices and the sepulchre monuments along the
history, so that it can be possible to understand the meanings in the studied
necropolis in the period from 1858 to 1950. In a second moment, in the Bagé
cemetery itself, the potential for studying the memory of the city was analyzed. Three
aspects were chosen: the public memory, the ethnical memory and the artefactual
memory. This search brings to light different readings for the meanings: the heroism
of the dead, the ethnical culture diversity and even the knowhow of the marble
worker, in special, the performance of the Spanish marble sculptor José Martinez
Lopes. Aiming to register and analyse the material characteristics of the tombs made
by this marble artist, a catalogue was made containing 22 tombs with very detailed
characteristics concerning to its architecture, style and attributes. Therefore, this work
combines the social and the individual, showing the presence of ethnical aspects in
the historical formation of the city and the performance of one particular artist. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Artefato | pt_BR |
dc.subject | Marmoraria | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Primeira Divisão | pt_BR |
dc.subject | Artefact | pt_BR |
dc.subject | Marble yard | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | First division | pt_BR |
dc.title | Os monumentos funerários do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé e seus significados culturais: memória pública, étnica e artefactual (1858-1950). | pt_BR |
dc.title.alternative | The funerary monuments of the Cemetery of the Holy House of Charity of Bagé and its cultural meanings: public, ethnic and artefactual memory (1858-1950). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3417784061269121 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5901727444406445 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa intitulada “Os monumentos funerários do Cemitério da Santa Casa
de Caridade de Bagé e seus significados culturais: memória pública, étnica e
artefactual (1858-1950)” tem como objetivo estudar aspectos da memória social da
cidade plasmados nos túmulos e no espaço funerário da Primeira Divisão deste
cemitério. Para tanto, toma como partida a busca da compreensão do tratamento
conferido ao morto na tradição ocidental cristã, tanto no continente europeu, quanto
no território brasileiro. Deste modo, procura analisar o sentido das práticas de
enterramento e seus monumentos associados ao longo da história ocidental, para
conseguir compreender as significações da necrópole em estudo, no que se refere
ao período de 1858 a 1950. Ao avançar no estudo propriamente do cemitério de
Bagé, inicia analisando seu potencial para o estudo da memória desta cidade,
elegendo três enfoques: a memória pública, a memória étnica e a memória
artefactual. Deste modo, traz à luz diferentes perspectivas de significação: a
heroização do morto, o mosaico étnico cultural ou até mesmo o saber fazer dos
marmorista e, em particular, a atuação do marmorista espanhol Jose Martinez
Lopes. Visando a um registro e análise das características materiais do túmulos
edificados por este marmorista, elabora um catálogo, composto por 22 túmulos,
pormenorizadamente caracterizados quanto à sua arquitetura, estilo e atributos.
Deste modo, combina o estudo do social e do individual, articulando a presença das
etnias na formação histórica da cidade e a atuação de um indivíduo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cerqueira, Fábio Vergara | |