Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBastianello, Elaine Maria Tonini
dc.date.accessioned2020-09-16T14:30:10Z
dc.date.available2020-09-11
dc.date.available2020-09-16T14:30:10Z
dc.date.issued2010-05-12
dc.identifier.citationBASTIANELLO, Elaine Maria Tonini. Os monumentos funerários do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé e seus significados culturais memória pública, étnica e artefactual (1858-1950). 2010. 169f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6506
dc.description.abstractThe main goal of this research named "The funerary monuments of Santa Casa de Caridade de Bagé Cemetery and its cultural meanings: public, ethnical and artefactual memory (1858-1950)" is to study the social aspects of the city memory engraved in the tombs and in the first division of the funerary field of this cemetery. The study started by searching to comprehend the treatment given to the dead in the christian traditional faith in the european continent as well as in Brazil. Therefore, it analyzes the meaning of the burial practices and the sepulchre monuments along the history, so that it can be possible to understand the meanings in the studied necropolis in the period from 1858 to 1950. In a second moment, in the Bagé cemetery itself, the potential for studying the memory of the city was analyzed. Three aspects were chosen: the public memory, the ethnical memory and the artefactual memory. This search brings to light different readings for the meanings: the heroism of the dead, the ethnical culture diversity and even the knowhow of the marble worker, in special, the performance of the Spanish marble sculptor José Martinez Lopes. Aiming to register and analyse the material characteristics of the tombs made by this marble artist, a catalogue was made containing 22 tombs with very detailed characteristics concerning to its architecture, style and attributes. Therefore, this work combines the social and the individual, showing the presence of ethnical aspects in the historical formation of the city and the performance of one particular artist.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtefatopt_BR
dc.subjectMarmorariapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPrimeira Divisãopt_BR
dc.subjectArtefactpt_BR
dc.subjectMarble yardpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectFirst divisionpt_BR
dc.titleOs monumentos funerários do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé e seus significados culturais: memória pública, étnica e artefactual (1858-1950).pt_BR
dc.title.alternativeThe funerary monuments of the Cemetery of the Holy House of Charity of Bagé and its cultural meanings: public, ethnic and artefactual memory (1858-1950).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3417784061269121pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5901727444406445pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “Os monumentos funerários do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé e seus significados culturais: memória pública, étnica e artefactual (1858-1950)” tem como objetivo estudar aspectos da memória social da cidade plasmados nos túmulos e no espaço funerário da Primeira Divisão deste cemitério. Para tanto, toma como partida a busca da compreensão do tratamento conferido ao morto na tradição ocidental cristã, tanto no continente europeu, quanto no território brasileiro. Deste modo, procura analisar o sentido das práticas de enterramento e seus monumentos associados ao longo da história ocidental, para conseguir compreender as significações da necrópole em estudo, no que se refere ao período de 1858 a 1950. Ao avançar no estudo propriamente do cemitério de Bagé, inicia analisando seu potencial para o estudo da memória desta cidade, elegendo três enfoques: a memória pública, a memória étnica e a memória artefactual. Deste modo, traz à luz diferentes perspectivas de significação: a heroização do morto, o mosaico étnico cultural ou até mesmo o saber fazer dos marmorista e, em particular, a atuação do marmorista espanhol Jose Martinez Lopes. Visando a um registro e análise das características materiais do túmulos edificados por este marmorista, elabora um catálogo, composto por 22 túmulos, pormenorizadamente caracterizados quanto à sua arquitetura, estilo e atributos. Deste modo, combina o estudo do social e do individual, articulando a presença das etnias na formação histórica da cidade e a atuação de um indivíduo.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Fábio Vergara


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem