Capital social e empreendimentos de economia solidária: a experiência dos consumidores da Feira Virtual da Rede Bem da Terra
Resumen
O presente estudo buscou aproximar os princípios da economia solidária à ideia de capital social, salientando que o capital social não se localiza nas pessoas, mas nas relações entre elas, e que a sua existência aumenta os recursos à disposição dos indivíduos que se encontram imersos em tais relações, formando diferentes arranjos entre os indivíduos e associações com interesses comuns. Reconhecendo o capital social como um atributo de valor não tangível que se encontra imerso nas relações sociais, e, em vista de que este só pode ser verificado pelas suas funções e resultados, este estudo se ocupou em estudá-lo no contexto dos empreendimentos de economia solidária, como no caso da Rede Bem da Terra. Neste sentido como objetivo central, o estudo buscou mensurar os níveis de capital social na associação de consumidores da rede Bem da Terra, verificando se os elementos do capital social estão presentes no contexto do estudo e, se contribuem para a sustentabilidade econômica da Feira Virtual da rede Bem da Terra. Para atingir tais objetivos, adotou-se uma metodologia mista, com a abordagem quantitativa ocupada na mensuração do capital social e, a abordagem qualitativa ocupada em levantar informações que visam aprofundar e compreender os resultados da análise quantitativa. Os dados levantados foram submetidos, a análise descritiva, análise fatorial exploratória e teste t de student. Como principais conclusões encontradas, destaca-se que o nível de capital social existente no grupo de consumo responsável (GCR) da rede Bem da Terra, pode ser considerado suficiente para garantir o funcionamento da Feira Virtual. Para futuros estudos, sugere-se adaptação do instrumento utilizado na abordagem quantitativa.
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