dc.creator | Camargo, Daiane de Jesus Vieira | |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T18:41:26Z | |
dc.date.available | 2020-08-07 | |
dc.date.available | 2020-08-11T18:41:26Z | |
dc.date.issued | 2020-04-16 | |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Daiane de Jesus Vieira. “Fotomatizando”: Conexões entre fotografia e matemática nos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Pelotas/RS. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6402 | |
dc.description.abstract | This work deals with a research carried out in 2019 that had as an investigative theme the use of photographs, initially proposed by the teacher and later taken by the students, in order to teach mathematical concepts to students of the final years of elementary school in a municipal school in the municipality from Pelotas, RS, Brazil. The main objective of the research was to analyze how students relate concepts of proportionality, symmetry, angles and perspectives, with photographic techniques, as well as the effects produced in relation to this relationship. To this end, a qualitative research was carried out in line with the ideas of Bogdan and Biklen (1994), through Action Research, based on Gil (2002) and Thiollent (2011). The methodological procedures were: Observations, photographs and group conversations from WhatsApp, as well as a Microgenetic Analysis theoretically based on Goés (2000). The theoretical framework includes the assumptions of an education for youths under the bias of culture presented by Hall (1997), Lipovetsky and Serroy (2008) and Foucault (1999a). Already, related to the fundamentals of photography, it counted on Barthes (1984), Präkel (2015), Freeman (2012a), Freeman (2012b) and Hacking (2012). This dissertation presents the hybridization between photography and mathematics, based on the experience covered by Larossa (2002) and Alves (2010). The viable means of this research was a Digital Photography Course for beginners, which enabled the interventions, observations and analyzes that supported it. As observed results are the students' perception of the application of mathematics in everyday life, mediated by photography, as well as their understanding of the concept of perspective, based on the constancy of scale present in the captured photographs, of the concept of proportionality, highlighted in the correct configuration of the exposure of the photographs, in addition to the other concepts present in the developed techniques. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Youths | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | “Fotomatizando”: conexões entre fotografia e matemática nos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | “Fotomatizando”: connections between Photography and Mathematics in the Final Years of Elementary School at a municipal school in Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4243774288130308 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1436864977165746 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Debacco, Maria Simone | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1706406950183024 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é fruto de pesquisa realizada no ano de 2019, a qual teve como temática investigativa a utilização de fotografias, estas inicialmente propostas pela professora e, posteriormente, produzidas pelos alunos, a fim de ensinar conceitos matemáticos a estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Pelotas, RS, Brasil. A pesquisa teve como principal objetivo analisar de que forma os estudantes relacionam conceitos de proporcionalidade, simetria, ângulos e perspectivas com técnicas fotográficas, bem como os efeitos produzidos ante essa relação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo alinhada com as ideias de Bogdan e Biklen (1994), através da pesquisa-ação, fundamentada por Gil (2002) e Thiollent (2011). Os procedimentos metodológicos foram: observações, fotografias e conversas em grupo de WhatsApp, bem como uma análise microgenética embasada teoricamente em Goés (2000). O referencial teórico contempla pressupostos de uma educação para juventudes sob o viés da cultura, apresentados por Hall (1997), Lipovetsky e Serroy (2008) e Foucault (1999a). Já os fundamentos da fotografia foram referenciados a partir de Barthes (1984), Präkel (2015), Freeman (2012a), Freeman (2012b) e Hacking (2012). Esta dissertação apresenta a hibridação entre fotografia e matemática, pautada na experiência da qual trata Larossa (2002) e Alves (2010). O meio viabilizador da presente pesquisa foi um curso de fotografia digital para iniciantes, o qual possibilitou as intervenções, as observações e as análises que lhe deram sustentação. Em relação aos resultados observados, tem-se a percepção, por parte dos alunos, da aplicação da matemática na vida cotidiana, mediada pela fotografia, bem como sua compreensão acerca do conceito de perspectiva, a partir da constância de escala presente nas fotografias capturadas, do conceito de proporcionalidade, destacado na configuração correta da exposição das fotografias, além dos demais conceitos presentes nas técnicas desenvolvidas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sperotto, Rosária Ilgenfritz | |