Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGarcía, Analía Patricia
dc.date.accessioned2020-08-06T13:46:08Z
dc.date.available2020-08-03
dc.date.available2020-08-06T13:46:08Z
dc.date.issued2020-04-20
dc.identifier.citationGARCÍA, Analía Patricia. A fazenda dos Lanús (século XIX, Argentina) e a "conquista do deserto". A memória silenciada do genocídio indígena nos discursos do patrimônio contemporâneo. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6389
dc.description.abstractEssa dissertação analisa os vestígios arqueológicos e os diversos discursos patrimoniais sobre a chácara da família Lanús, na Argentina. Adotando uma perspectiva pós-colonial, se faz a crítica da gesta colonizadora associada à família Lanus, a qual impôs um relato fundante da Argentina como nação, silenciando, ao mesmo tempo, o processo de genocídio indígena conhecido oficialmente como “Conquista do Deserto”. Conclui-se que embora os patrimônios culturais e suas respectivas legislações, na Argentina, sigam fundamentando narrativas colonialistas, esses mesmos espaços de enunciação são portadores de uma sonoridade em meio à arquitetura urbana, como é o caso dos restos da Chácara Lanús. Tal sonoridade nos permite escutar e interpretar histórias alternativas àquelas que procuram silenciar e invisibilizar o genocídio indígena como ato de fundação da nação Argentina.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation thesis analyzes the archaeological remains and the cultural heritage discourses about Lanús’s family farm, located at Argentine. From a postcolonial perspective, the thesis criticizes the colonial history associated to Lanús family, a history who imposed a foundational myth about Argentine as a Nation and simultaneously have been silencing the process of native genocide known as Conquer of the Desert. The thesis concludes that cultural heritage and its legislation in Argentine continues supporting colonial narratives, but at the same time they are spaces where we can hear and other sonorities in urban architecture, from which we can understand alternative histories, completely different from the master narratives who usually have been silencing and making invisible the native genocide as a foundational act of Argentine nation.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPatrimonio culturalpt_BR
dc.subjectConquista del Desiertopt_BR
dc.subjectPoscolonialidadpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectConquista do Desertopt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectConquer of the Desertpt_BR
dc.subjectPostcolonialismpt_BR
dc.titleLa Chacra de los Lanús (siglo XIX, Argentina) y la “Conquista del Desierto”: la memoria silenciada del genocidio indígena en los discursos patrimoniales contemporáneospt_BR
dc.title.alternativeA fazenda dos Lanús (século XIX, Argentina) e a "conquista do deserto": a memória silenciada do genocídio indígena nos discursos do patrimônio contemporâneo.pt_BR
dc.title.alternativeThe farm of the Lanús (19th century, Argentina) and the "Conquest of the Desert": The silenced memory of indigenous genocide in contemporary heritage discourses.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4967226273307262pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2963479281903760pt_BR
dc.description.resumoEsta disertación analiza los restos arqueológicos y los diversos discursos patrimoniales sobre la chacra de la familia Lanús, en Argentina. Adoptando una perspectiva poscolonial, se hace la crítica de la gesta colonizadora asociada a la familia Lanús y que impuso un relato fundacional de Argentina como nación, silenciando, al mismo tiempo, el proceso genocida indígena conocido oficialmente como “Conquista del Desierto”. Se concluye, a pesar de que los patrimonios culturales y sus respectivas legislaciones, en Argentina, sigan fundamentando narrativas colonialistas, esos mismos espacios de enunciación son portadores de una sonoridad dentro de la arquitectura urbana, como es el caso de los restos de la Chacra de Lanús. Tal sonoridad nos permite escuchar e interpretar historias alternativas en relación a las que intentan silenciar e invisibilizar el genocidio indígena como acto fundacional de la nación Argentina.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Menezes


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem