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dc.creatorCruz, Fabiana Thomé da
dc.creatorKrone, Evander Eloí
dc.creatorMenasche, Renata
dc.date.accessioned2020-07-31T23:39:27Z
dc.date.available2020-07-31T23:39:27Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationCRUZ, Fabiana Thomé da ; KRONE, Evander Eloí ; MENASCHE, Renata. "A gente vê comentar": relações de proximidade e de confiança como certificadoras da qualidade do Queijo Serrano. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO CONSUMO - ENEC, 7. 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6347
dc.description.abstractPossivelmente mais do que em relação a produtos de outra natureza, quando se trata de comida, confiança é atributo fundamental. No modo de operar do sistema de produção e abastecimento de alimentos em sociedades industrializadas, em que não há relação direta entre produtores e consumidores, relações de confiança são mediadas por instituições do sistema alimentar que, especialmente por meio de rótulos, informam tanto sobre aspectos de qualidade como sobre a origem dos produtos. Recentemente, contudo, formas tradicionais de comércio entre produtores e consumidores – tais como venda direta e feira de produtores – têm sido resgatadas ou revalorizadas, dando espaço para o reconhecimento de redes alimentares alternativas e/ou circuitos curtos de comercialização. Neste artigo procuramos discutir e amplificar os significados e implicações do termo confiança quando empregado como referente a distintos contextos, mas especialmente naqueles em que há relações próximas entre produção e consumo. Para refletir sobre o tema proposto, tomamos o caso do Queijo Serrano, produzido nos Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul. A pesquisa, de caráter etnográfico, foi realizada nos Campos de Cima da Serra no verão de 2008 e no inverno de 2010, tendo como interlocutores consumidores e produtores. Os dados analisados indicam que, em contextos de proximidade entre produtores e consumidores, as percepções acerca da qualidade de alimentos estão pautadas em relações de confiança e na reputação de produtores. É assim que, no contexto de produção e consumo do Queijo Serrano, a fama dos produtores e a avaliação dos queijos são tomadas conjuntamente, de modo que, na região, realiza-se uma espécie de certificação informal, que informa tanto sobre as características dos queijos como a respeito da reputação de seus produtores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFRJpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAlimentos tradicionaispt_BR
dc.subjectRelações de proximidadept_BR
dc.subjectReputaçãopt_BR
dc.title"A gente vê comentar": relações de proximidade e de confiança como certificadoras da qualidade do Queijo Serrano.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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