Mostrar el registro sencillo del ítem
A liberdade religiosa e política: um estudo a partir do III Dialogus de Guilherme de Ockham.
dc.creator | Borges, William Saraiva | |
dc.date.accessioned | 2020-06-01T21:43:47Z | |
dc.date.available | 2020-05-29 | |
dc.date.available | 2020-06-01T21:43:47Z | |
dc.date.issued | 2017-12-20 | |
dc.identifier.citation | BORGES, William Saraiva. A liberdade religiosa e política: um estudo a partir do III Dialogus de Guilherme de Ockham. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5624 | |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to elucidate the notion of freedom (libertas, libertatis) developed by William of Ockham (1284?-1347?) in his Opera Politica; having as research locus, specifically, the Book I of the Tract I, entitled On the power of pope and clergy, of the Third Part of the Dialogue. This freedom is, indeed, the Christian (or evangelical) freedom; which is understood, in this context, as a philosophicaltheological principle: lex christiana est lex libertatis (the Christian law is a law of freedom). Through this argumentation, the Venerabilis Inceptor undertakes his incisive critique to plenitudo potestatis papalis doctrine (papal fullness of power); by which the Roman pontiffs sought to legitimize their pretended spiritual and temporal fullness of power. In fact, if the Christians are free, by force of Christian-evangelical law, then the pope cannot possess such fullness of power; for if he possessed it, the faithful would be deprived of their religious and political freedom; and the pontiff, consequently, would become a heretic. Therefore, this Christian-evangelical freedom must be characterized as religious and political freedom. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Guilherme de Ockham | pt_BR |
dc.subject | Liberdade cristã | pt_BR |
dc.subject | Terceira parte do Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Christian freedom | pt_BR |
dc.subject | Third part of Dialogue (Dialogus) | pt_BR |
dc.title | A liberdade religiosa e política: um estudo a partir do III Dialogus de Guilherme de Ockham. | pt_BR |
dc.title.alternative | The religious and political freedom: a study from William of Ockham’s III Dialogus. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1103592810603982 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5956718110743667 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Leite Junior, Pedro Gilberto da Silva | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2209475290542494 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é elucidar qual seja a noção de liberdade (libertas, libertatis) desenvolvida por Guilherme de Ockham (1284?-1347?) em sua Opera Politica; tendo como locus de pesquisa, especificamente, o Livro I do Tratado I, intitulado Sobre o poder do papa e do clero, da Terceira Parte do Diálogo. Trata-se, com efeito, da liberdade cristã (ou evangélica); a qual é entendida, nesse contexto, como um princípio filosófico-teológico: lex christiana est lex libertatis (a lei cristã é uma lei de liberdade). Através dessa argumentação, o Venerabilis Inceptor empreende sua incisiva crítica à doutrina da plenitudo potestatis papalis (plenitude do poder papal); mediante a qual os pontífices romanos buscavam legitimar sua pretensa plenitude de poder espiritual e temporal. De fato, se os cristãos são livres, por força da lei evangélico-cristã, então o papa não pode possuir tal plenitude de poder; pois se a possuísse, os fiéis seriam privados de sua liberdade religiosa e política; e o pontífice, consequentemente, se tornaria um herege. Assim sendo, essa liberdade evangélicocristã deve ser caracterizada como liberdade religiosa e política. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Strefling, Sérgio Ricardo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGFIL: Dissertações e Teses [145]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Filosofia