Show simple item record

dc.creatorLopes, Cristiane Gomes
dc.date.accessioned2020-05-29T03:43:49Z
dc.date.available2020-05-28
dc.date.available2020-05-29T03:43:49Z
dc.date.issued2018-06-18
dc.identifier.citationLOPES, Cristiane Gomes. A perspectiva niilista entre Nietzsche e Dostoiévski em os irmãos Karamázov. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5615
dc.description.abstractThis work intends to investigate the nihilistic question in the character Ivan Karamázov of the work Os Irmãos Karamázov (1880) of Fyodor Dostoevsky and to establish a comparison with the idea of nihilism in the philosophy of Nietzsche. The hypothesis of this investigation is that despite the literary influences of his time and closeness between the two authors, or as Nietzsche mentions "spiritual kinship," Nietzsche's proposal would not meet the philosophical implicit of Dostoevsky's work. For this, it is necessary to make a brief conceptual recapitulation of the term, considering that the entry was interpreted in diverse ways until being expressed as a problem and to become a significant philosophical subject from the reflections of Nietzsche. The word itself had already appeared in other European debates, but in Nietzsche it gained more in-depth reflection. Putting Nietzsche and Dostoevsky side by side, as well as examining how much Dostoevsky is in Nietzsche's philosophy, is already part of an ancient tradition in the field of scientific research, and has been brought by several researchers since the late nineteenth century taking more power in the beginning of the 1920s. There is a great resemblance between Ivan Karamazov's idea that "If there is neither God nor immortality of the soul, then everything is permitted" with the maxim quoted by Nietzsche "Nothing is true, everything is permitted" in Thus spoke Zarathustra, in the "Third Dissertation" of the Genealogy of Morals and later in his Posthumous Fragments, where Nietzsche begins to develop this idea more solidly. As already anticipated, Dostoevsky's conclusions depart to the opposite side. Even the maxim, "Nothing is true, everything is permitted," which seems to correlate with Dostoevsky's notion in a first analysis, will serve as an assertion that will lead Nietzsche to another perspective since this idea has an experimental character that will be better developed in its posthumous fragments. Nietzsche goes beyond the discontent and the supposed disorientation that the lack of moral values and traditional references provoke in the individual because, for Nietzsche, the values themselves were nihilistic, and to overcome them would be the first step for the man to surpass nothing.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectNiilismopt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectDostoiévskipt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectIrmãos Karamázovpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectNihilismpt_BR
dc.subjectValuespt_BR
dc.subjectBrothers Karamázovpt_BR
dc.titleA perspectiva niilista entre Nietzsche e Dostoiévski em os irmãos Karamázov.pt_BR
dc.title.alternativeThe niilista perspective between Nietzsche and Dostoiéski in the brothers Karamázov.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0019211611904474pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9512892707756969pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo explorar a questão niilista no personagem Ivan Karamázov da obra Os Irmãos Karamázov (1880) de Fiódor Dostoiévski e estabelecer uma comparação com a ideia de niilismo na filosofia de Nietzsche. A hipótese dessa investigação é de que apesar das influências literárias de seu tempo e proximidade entre os dois autores, ou como o Nietzsche menciona “parentesco espiritual”, a proposta de Nietzsche não viria de encontro com o implícito filosófico da obra de Dostoiévski. Para isso é necessário fazer uma breve recapitulação conceitual do termo, considerando que o verbete foi interpretado de maneiras diversas até ser expresso como um problema e tornar-se um significativo tema filosófico a partir das reflexões de Nietzsche. A palavra em si, já aparecera em outros debates europeus contudo, em Nietzsche ganhou uma reflexão mais aprofundada. Colocar Nietzsche e Dostoiévski lado a lado, assim como examinar o quanto de Dostoiévski há na filosofia de Nietzsche, já faz parte de uma tradição antiga no âmbito da pesquisa científica, e vem sido trazida por diversos pesquisadores desde o final do século XIX tomando mais força no começa da década de 1920. Há uma grande semelhança entre a ideia de Ivan Karamázov, que “Se não há Deus nem imortalidade da alma, então tudo é permitido” com a máxima citada por Nietzsche “Nada é verdadeiro, tudo é permitido” em Assim Falou Zaratustra, na “Terceira Dissertação” de a Genealogia da Moral e após em seus Fragmentos Póstumos, onde Nietzsche começa a desenvolver essa ideia com mais solidez. Como já antecipado, as conclusões de Dostoiévski partem para o lado oposto. Até mesmo a máxima “Nada é verdadeiro, tudo é permitido” que parece correlacionar-se com a noção de Dostoiévski em uma primeira análise, servirá como uma afirmativa que levará Nietzsche para outra perspectiva pois essa ideia de possui um caráter experimental que será melhor desenvolvida em seus fragmentos póstumos. Nietzsche vai além do descontentamento e a suposta desorientação que a falta de valores morais e referências tradicionais provocam no indivíduo pois, para Nietzsche, os próprios valores eram niilistas, e superá-los seria o primeiro passo para que o homem ultrapasse o nada.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Politicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Araldi, Clademir Luís


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record