Show simple item record

dc.creatorSilva, Matheus Barros da
dc.date.accessioned2020-05-27T23:29:42Z
dc.date.available2020-05-26
dc.date.available2020-05-27T23:29:42Z
dc.date.issued2016-04-27
dc.identifier.citationSILVA, Matheus Barros da. Entre a natureza e a educação: uma leitura do Filoctetes de Sófocles. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5571
dc.description.abstractIn our work we search set up a research field on the theme nature and education in the structures of Sophocles„ Philoctetes. Staged in the year 409 in Athens, and winning the Great Dionysian. Seeking to build a path of research, we present: (i) a discussion on elements of Sophocles„ theater wich allow to set up a pathway for research purposes; (II) as well, how the classical polis was constituted as a pedagogical locus of formation of the Greek citizen, and equally, the intellectual and social place that the tragedy assume in this universe; (III) also we are dedicated to the analysis of the problem of human nature in Greek thought and structures of Philoctetes; (IV) lastly a debate on the issue of education in the the text of Philoctetes itself and how a isonomic subjectivity can be observed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectPólispt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectTragédia gregapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNauturept_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectGreek tragedypt_BR
dc.titleEntre a natureza e a educação: uma leitura do Filoctetes de Sófocles.pt_BR
dc.title.alternativeBetween nature and education: a reading of Sophocles's Philoctetes.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0033492950746554pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1927341823687401pt_BR
dc.description.resumoEm nosso trabalho procuramos estabelecer um campo de investigação acerca da temática natureza e educação no Filoctetes de Sófocles, obra encenada no ano de 409 em Atenas, e vencedora da Grande Dionisíaca. Buscando construir um caminho de pesquisa, apresentamos: (I) uma discussão sobre elementos do teatro de Sófocles que permitam assentar uma via para os propósitos da pesquisa; (II) de que forma a pólis clássica se constituía como locus pedagógico de formação do cidadão grego, e de igual maneira, o local intelectual e social que a tragédia assumia neste universo; (III) a análise da problemática da natureza humana no pensamento grego e nas estruturas da tragédia Filoctetes. Encerrando, (IV) um debate acerca da questão da educação no próprio texto do Filoctetes e de que forma uma subjetividade isonômica pode ser observada.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Carolina Kesser Barcellos


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record