dc.creator | Silva, Matheus Barros da | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T23:29:42Z | |
dc.date.available | 2020-05-26 | |
dc.date.available | 2020-05-27T23:29:42Z | |
dc.date.issued | 2016-04-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Matheus Barros da. Entre a natureza e a educação: uma leitura do Filoctetes de Sófocles. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5571 | |
dc.description.abstract | In our work we search set up a research field on the theme nature and education in the structures of Sophocles„ Philoctetes. Staged in the year 409 in Athens, and winning the Great Dionysian. Seeking to build a path of research, we present: (i) a discussion on elements of Sophocles„ theater wich allow to set up a pathway for research purposes; (II) as well, how the classical polis was constituted as a pedagogical locus of formation of the Greek citizen, and equally, the intellectual and social place that the tragedy assume in this universe; (III) also we are dedicated to the analysis of the problem of human nature in Greek thought and structures of Philoctetes; (IV) lastly a debate on the issue of education in the the text of Philoctetes itself and how a isonomic subjectivity can be observed. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Pólis | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Tragédia grega | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Nauture | pt_BR |
dc.subject | Politics | pt_BR |
dc.subject | Greek tragedy | pt_BR |
dc.title | Entre a natureza e a educação: uma leitura do Filoctetes de Sófocles. | pt_BR |
dc.title.alternative | Between nature and education: a reading of Sophocles's Philoctetes. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0033492950746554 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1927341823687401 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em nosso trabalho procuramos estabelecer um campo de investigação acerca da temática natureza e educação no Filoctetes de Sófocles, obra encenada no ano de 409 em Atenas, e vencedora da Grande Dionisíaca. Buscando construir um caminho de pesquisa, apresentamos: (I) uma discussão sobre elementos do teatro de Sófocles que permitam assentar uma via para os propósitos da pesquisa; (II) de que forma a pólis clássica se constituía como locus pedagógico de formação do cidadão grego, e de igual maneira, o local intelectual e social que a tragédia assumia neste universo; (III) a análise da problemática da natureza humana no pensamento grego e nas estruturas da tragédia Filoctetes. Encerrando, (IV) um debate acerca da questão da educação no próprio texto do Filoctetes e de que forma uma subjetividade isonômica pode ser observada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Carolina Kesser Barcellos | |